Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Boas práticas E-mail marketing

Bom dia,

Tenho me deparado com alguns layout realizado pela a galera de arte, as quais os emails são muito "bonitinhos", cheio de imagem de fundo, e fontes que não sejam de sistema.

Seguem algumas dúvidas:

1 - Existe algum problema o layout ser inteiramente feita por imagens? Sem nenhum texto? É uma pratica comum?

2- Existe um tamanho "ideal" para o tamanho das imagens?

3 - Conhecem alguma ferramenta que eu consiga ter um preview de o email marketing vai ser aceito na grande maioria de clientes de email?

Obrigado.

3 respostas

Oi Bruno, tudo bem?

Isso acontece direto, era uma boa a galera ter uma nocao de front-end para começar a fazer a arte já pensando no que terá que ser feito no front. Nao precisam se especializar, mas conhecer é imprescindível.

1 - Imagens sao pesadas, pensando em mobile, sim, problemas de performance. Por isso a galera se mata pra fazer com codigo o maximo possivel de uma newsletter, pq codigo é mais leve

2 - nao, mas recomendo dar uma pesquisada pra ver qual dispositivo seu usuario usa mais, para talvez as artes ja virem pensadas um pouco mais focadas. Melhor dos mundos é fazer responsivo, mas até hoje não fica tao bacana o resultado

3 - nao conheco de cabeca, mas conheco essa tabela com coisas que funcionam e nao funcionam de acordo com o cliente de email do cara

Espero ter ajudado,

Abcs!

Olá Natan de Souza Fonseca

Muito obrigado pelas respostas, muito esclarecedor. :)

Como ultima dúvida, só queria saber em relação a cores, o ideal seria trabalhar com cores chapadas ? Por que já vi Newsletters com imagem de fundo, e acredito que alguns clientes de e-mail ignoram a propriedade background-image. Ou então cores com gradientes. Caso ocorra isso, o ideal seria conversar com o pessoal de arte e explicar que esses tipos de customizações dão problema em emails marketing? Por que esses fundos com imagem, praticamente tem que fazer a news inteira com imagem..srsr, correto?

solução!

Oi Bruno,

Imagina, forum é pra trocar conhecimento mesmo!

Voce pode conversar com eles sim, mas dependendo da marca nao tem como fugir de uns gradientes nervosos por ai.

Acho que um bom equilibrio entre gradientes, e a continuacao deles sendo cores chapadas, pode ajudar.

Ai eh conversar tipo "galera, vai demorar 5x mais pro usuario baixar essa newsletter, sera q vale a pena?". Se for algo de uso meio que interno, 0governo por exemplo, acho que é mais de boa.

Abcs e boa sorte!