Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Boas práticas de armazenamento de Imagens e Arquivos no banco da aplicação.

Olá pessoal, desculpem se esta dúvida seja um tanto quando de principiantes, porém estou iniciando agora nos estudos de programação com C# e tenho como objetivo desenvolver uma aplicação Windows Forms. Nesta aplicação vou precisar armazenar em banco, além de cadastros de pessoas, equipamentos, peças, diversas imagens (fotos, desenhos, etc) e arquivos (manuais em formato pdf, excel, doc, etc). Minha dúvida surge aí: Como boa prática, eu armazeno o caminho do arquivo/imagem no banco, e o arquivo eu salvo em uma pasta apropriada? Teriam algum exemplo, material ou curso para me indicar como usar destas boas práticas? Fiz o curso de Entity Framework mas lá não foi abordado o que preciso. Grato!

3 respostas
solução!

Oi Samuel, a boa prática é você salvar os arquivos em uma pasta específica e armazenar apenas o caminho deles no banco de dados.

Infelizmente não temos aqui na Alura algum curso que aborde especificamente isso, mas você pode fazer uma sugestão usando esse link: https://trello.com/b/4grNfK1m/alura-alunos-cursos

Abraços!

Oi Samuel, tudo bom?

A melhor ideia é guardar no banco o diretório da imagem mesmo. Persistir a imagem pro banco exigiria serialização e, consequentemente, mais processamento toda vez que você for buscar essa imagem =)

Muito obrigado Philippe e André! Vou pesquisar mais a respeito mas já me ajudaram muito! Vou sugerir aqui no Alura um curso completo de Windows Forms com C#, pois está me fazendo falta alguns conceitos desde o design dos forms (e seu componentes) até estas boas práticas de armazenamento. Vi alguns frameworks que modernizam os layouts dos forms, mas o que necessito é de padrões, quais componentes usar, como organizar os cadastros, as buscas, etc. Grande abraço!