Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Boa tarde, duvida entre requisição

Boa tarde, estava vendo o curso de vocês, e eu já mexi com sistemas web, usando html com jsf, Entendo um pouco sobre o protocolo HTTP, que conversa entre o client, e com meu servidor.

Quando eu mando alguma coisa do meu formulario, nunca usei algum METHOD, que seria uma POST ou GET, isso é feito por debaixo dos panos? Toda requisição que eu faço do tipo, adicionar, buscar, listarTodos, editar, excluir, aqui eu sempre faço uma requisição para o meu servidor e ele me devolve uma Response que seria a resposta? Com o codigo 200 301 etc... ?

Não chega ser uma duvida, mais sim para esclarecimento mesmo, porque sempre trabalhei com projeto web e nunca me passo pela minha cabeça que funcionava dessa forma, Client HTTP SERVIDOR, o HTTP.

E outra então se eu nunca usei o metodo METHOD então sei foi o post que usei? até mesmo para adicionar um campo, vi também que usamos o get mais para trazer informação, quando for alterar algo no servidor, sempre é uma boa pratica usar o POST, certo? No mais seria isso mesmo? Estou no caminho certo? E porque eu nunca usei o METHOD ele fazia isso por de baixo dos panos? Obrigado

2 respostas
solução!

Oi Michel, tudo bem?

O fato de você não ter usado os métodos do HTTP explicitamente tem a ver com a forma como o JSF funciona. É isso mesmo que você falou, isso está sendo feito por baixo dos panos.

Quando você tem um formulário na sua página .xhtml por exemplo, o JSF se encarrega de gerar o código para fazer o envio dos dados via POST. Se não estou enganado, na verdade toda a navegação do JSF por padrão é feita por mandando requisições usando POST.

Sobre o response, é isso mesmo. O servidor sempre devolve um código indicando algo. Ex: códigos da "classe" 200 indicam sucesso, 400 indica erro no cliente, e por aí vai.


Para ver que método foi usado, no Chrome, por exemplo, você pode digitar "Ctrl + Shift + i" e acessar a aba "Network":

Daí você acessa o site com essa aba aberta, e depois você consegue ver todos os arquivos que ele precisou trazer do servidor, mas normalmente tem a página com o nome do site, como aí no caso da próxima imagem, "github.com".

Depois é só clicar e ver os cabeçalhos da requisição:

Perceba que nesse caso, em "Request Method" temos GET.


Isso, normalmente para acessar coisas no servidor usamos GET e apara criar, por exemplo, usamos POST.

Está no caminho sim. :) O JSF acaba abstraindo tudo isso do HTTP de você. Mas no geral em outros frameworks, como o Spring (no caso do Java), todas essas coisas vão aparecer e você vai lidar com elas. :)

Qualquer dúvida é só avisar!

Abraço!

Opa opa, muito boa a explicação, sempre é bom ter conhecimento, irei estudar Spring, to vendo que cada dia cresce mais '-'. Muito obrigado minhas duvidas já não é duvida mais kkk.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software