1
resposta

Boa práticas

Boa tarde,

Quando falamos de boas práticas/padrões de projeto o uso do slot deve ser preterido em relação ao uso do props?

1 resposta

Boa tarde, Fabricio! Tudo bem?

Eu acho que a melhor forma de usar os dois é entender em quais escopos eles funcionam melhor:

  • Slots são excelentes quando você precisa personalizar um componente, pois são mais flexíveis. Imagina, por exemplo, que você possua o componente <Box />, que não é nada além de uma div com algumas configurações de estilo, mas sem tamanho, nem conteúdo. Nesse caso, use os Slots.
  • Props devem ser usados com propriedades, ou seja, compartilhamento de informação. Mesmo que essa informação seja renderizada na tela (que é geralmente o momento que surge a pergunta: "isso deveria ser um slot?"). Se a informação a ser renderizada possui todo o seu estilo definido no componente filho, use como props, o exemplo desse cenário é querer passar o texto do titulo, o nome de um usuário, etc.

Eu diria que slots são menos utilizados do que props, então sempre pense em props primeiro, questione se essa implementação faz sentido, senão, pense como slot.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software