2
respostas

Boa prática no tipo de respostas do servidor

Percebi que conversar o padrão da web (códigos HTTP é uma boa prática), no entanto tenho uma dúvida sobre esse retorno. Eu tenho uma aplicação frontend separada do meu backend que conversam por meio de JAX-RS e mais especificamente por mediaType.Application_json. A minha dúvida é:

  1. Sempre devo encapsular o conteúdo da resposta dentro de um Response? Por exemplo o json/xml dentro da resposta em caso de sucesso?
2 respostas

Em geral sim.. se sua operação gerar uma resposta.. Pode ser que sua response leve apenas um status da operação, 200 por exemplo. Depende do requisito...

CCom base na resposta do @Alberto Souza tenho outra dúvida. Tenho uma aplicação em angularjs consumindo serviços rest em um servidor Wildfly 8.2. Estou pensando numa forma de tratar minhas exceções de forma a manter o response alinhado com HTTP, da seguinte forma:

  1. Implementar um interceptor para intervir em qualquer exceção lançada no meu servidor e encapsular ela e sua mensagem para um response com o status 503 por exemplo.

Essa linha de pensamento está certo? Há uma forma mais adequada para fazer isso?