Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Boa prática com arquivo de configuração

Bom dia galera, tenho duas branchs (master e desenvolvimento) com um arquivo de configuração de base de dados com seus respectivos dados. Uso o hooks para fazer deploy. Qual a melhor prática para não sobrescrever os arquivos? Usar o .gitignore e alterar as configurações manualmente no ambiente de prod? tem algum meio de bloquear quando fizer merge? Estou em um impasse.

1 resposta
solução!

Olá Andre!

O que é mais comum nesse cenário é utilizar variáveis de ambiente ou arquivos de configuração de ambiente, geralmente são chamados de "env" ou então ".env", é tanto que grande parte dos frameworks do mercado usam esse tipo de abordagem, assim você consegue manter uma configuração isolada para sua máquina local e outra para o servidor de produção. Usando essa abordagem que mencionei, você não deverá subir pra o seu repositório de versionamento esse arquivo, pelo fato que pode conter dados sigilosos, como login, senhas, e outras informações que deve ser apenas de seu conhecimento e que não é necessários que outros saibam, nem mesmo os demais membros da equipe, caso você esteja numa equipe ou time de desenvolvimento. Assim, quando você subir o repositório para o servidor você deve criar um arquivo de configuração (.env) e informar os dados que somente o servidor precisa ter acesso, esse arquivo não deve ser versionado, você pode adicionar apenas um exemplo do mesmo para facilitar a criação e inserção das variáveis.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software