4
respostas

Boa noite a todos. Gostaria da ajuda dos professores sobre programação WEB.

Eu gostaria de um auxilio dos colegas professores. È o seguinte, eu estou treinando bastante aqui padrões de projeto, porém já estou acabando o curso aqui e hoje eu trabalho usando o C# como minha linguagem principal para desenvolvimento. Tenho investido muito tempo e dinheiro em cursos em C#. Acontece que eu já vou precisar começar a aprender a desenvolver para a web e não sei por onde começar. Alguns amigos estão falando em PHP e outros me aconselhando a usar a plataforma ASP .NET com C#. Gostaria de uma pequena orientação dos professores sobre qual direcionamento eu posso tomar para começar a aprender a desenvolver para Web. Não conheço nada de web. O que fazer e por onde começar ??? Agradeço se puderem me dar uma luz sobre isso.

4 respostas

Oi Maurício,

Tudo depende. Você disse que vai precisar aprender a desenvolver para web, mas o que exatamente?

É para o seu trabalho? É para um projeto pessoal? É para a faculdade?

Em todos esses casos deve haver uma exigência de uma tecnologia específica. Se não for nenhum desses casos e você está procurando seguir por conta própria, você já disse que investiu bastante tempo e dinheiro com C#, então o mais natural é que você continue nessa plataforma e o mais lógico é você fazer ASP.NET sim.

Outra coisa também é: não é obrigatório, mas eu considero extremamente importante você saber HTML/CSS/Javascript. Não precisa saber a ponto de ser um front-end developer senior, mas precisa pelo menos saber do que se trata. Afinal de contas, mesmo em ASP.NET com o Razor, ele usa essas três tecnologias.

Olá, bom dia. De fato não existe nada de concreto. A empresa trabalha com desenvolvimento desktop. Não tenho nenhum projeto particular ou para a faculdade. Já sou formado. só que hoje eu estou trabalhando para desktop. Porém, estou percebendo que o mercado está mudado e a tendência da evolução está em aplicações web e mobile. Portanto, eu estou precisando começar a aprender com calma uma tecnologia para desenvolvimento web. E gostaria de saber realmente por onde começar pois de fato não conheço nada de web. Mas como falei, eu investi muito tempo e dinheiro para o aprendizado em C#. Mas também tenho amigos da área que me recomendam o PHP e outros me falam para permanecer com C# e aprender a trablhar com ASP .NET. Que seria a opção mais lógica pois estou no seguimento do C#. Teria que aprender o HTML,CSS e o JavaScript. Por tanto essa é minha dúvida. Parto para o ASP .NET com C# ou vou para o PHP ?? Qual o melhor caminho a seguir ?? Pergunto isso pois tudo aqui na área de TI nos consome tempo e dinheiro. E hoje não podemos ficar tomando decisões erradas para depois voltar a trás. Então gostaria apenas dessa pequena orientação de vocês, uma ajuda. Obrigado pela atenção.

Eu recomendaria ir primeiro fazer HTML/CSS/Javascript. Como eu disse, não precisa faezr nada avançado. Apenas entender como que funciona. Tem três cursos disso na carreira de Desenvolvedor:

Depois disso, eu iria para a linguagem de back end de ASP.NET para aplicar seus conhecimentos com a linguagem.

Não acho que valha a pena ir para PHP neste momento.

Acho que pode ser algo a considerar no futuro para adicionar tecnologias no seu currículo, mas primeiro você precisa de uma base sólida e o ASP.NET pode lhe dar isso.

Ok. Muito obrigado pelo conselho. Vou realmente considerar tudo o que falou. Muito obrigado professor.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software