2
respostas

Blue-Green Vs Canary

A pergunta Qual é a diferença entre Blue-Green Deploy e Canary Release?

Na minha visão a resposta correta seria: "No Blue-Green, apenas uma parte dos usuários usa o ambiente novo. No Canary todos os usuários usam o ambiente novo.". Isso porque o próprio professor explica que no Blue-Green temos dois ambientes e apenas alguns usuários são redirecionados para o novo ambiente. Já no Canary a base de código é a mesma para todos e determinada funcionalidade é ativada via configuração do usuário (alguma Feature Toggle).

Na hora de responder, o site disse que o contrário seria o certo. Poderiam explicar melhor?

2 respostas

Oi, Rudson. Tudo bem?

Na aula 3 do módulo 6 o professor fala:

Começaremos por conhecer o Blue/Green Deployment. Tecnicamente, o deploy já foi realizado, mas temos duas versões: uma antiga(azul) e a nova(verde) que já está em ambiente de produção. Entre as versões há um roteador, então em algum momento podemos modificar o fluxo para o novo ambiente, a nova versão.

Entao, no Blue/Green, em algum momento redirecionamos o fluxo para o ambiente novo.

Já na aula 5 do mesmo módulo:

Já o Canary Release executa ações parecidas, na verdade, podemos pensar que se trata de uma evolução. Neste caso, as duas versões são utilizadas ao mesmo tempo, tanto azul quanto a verde, mas a nova versão não é acessada por todos os usuários. Uma parcela dos usuários que têm acesso a nova versão serão agentes de um teste.

Entao é parecido com o anterior no sentido de os dois ambientes estarem rodando ao mesmo tempo, mas apenas no Canary uma parcela dos usuários acessa o novo ambiente enquanto outros o antigo.

Por isso é a alternativa C que é considerada a correta.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Oi Vitor, bom dia!

Me desculpe mas ainda está confuso!

No Canary, apesar da Feature Toggle, o ambiente é um só! Todos estão de certa forma usando o novo ambiente. Se no Blue-Green há a forma de rotear os usuários e, por conveniência, é liberado aos poucos os usuários para o novo ambiente, a diferença é mínima.

O que quero dizer é que o exercício não explicita realmente a diferença entre os dois ambientes. A descrição de todas as opções A, B e C me parecem não refletir a realidade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software