Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Bloco if já analisa se existe None ?

Bom, pelo enunciado, pensei eu, bom esta buscando analisar bloco que seja com Try : Except, errei todas (risos)

A que eu menos pensei que fosse, era ela.

o Bloco if analisa por si só se tem None (Nada, nenhum etc) sem eu especificar ?

if projetos == none print("Projeto indisponível") Else: print(f'Projeto {projeto} esta disponível')

Sei lá algo assim.

1 resposta
solução!

Olá, Roberson! Tudo certo?

No Python, o bloco if pode, sim, ser utilizado para verificar se uma variável é None. Isso acontece porque, em um contexto booleano, None é considerado como False. Portanto, quando você faz uma verificação como if projeto:, o Python entende que você está perguntando se projeto não é None ou outro valor que seja considerado "falso" (como uma lista vazia, zero, etc.).

No seu exemplo:

if projetos == none:
    print("Projeto indisponível")
else:
    print(f'Projeto {projeto} está disponível')

Você cometeu um pequeno erro de sintaxe. O correto seria usar None com a inicial maiúscula. Além disso, para verificar se um valor é None, você pode apenas usar if projeto: ou, se preferir ser mais explícito, if projeto is not None:.

Aqui está uma forma corrigida do seu exemplo:

if projeto is None:
    print("Projeto indisponível")
else:
    print(f'Projeto {projeto} está disponível')

No contexto da sua atividade, a opção correta é a C, que utiliza if projeto: para verificar se o projeto não é None antes de imprimir. Isso é uma prática comum para evitar erros ao iterar sobre listas que podem conter valores None.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.