Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Olá. Tudo bem?

Conforme estou lendo aqui na documentação deixada pelo instrutor, pude observar que ele sugere o uso de BFF; há uns dois anos atrás, eu ouvi um programador dizendo que o BFF hoje não é tão amplamente usado no mercado. Isso é uma realidade? Se for, que outro método posso usar no lugar do BFF? Se ainda valer a pena usar BFF, tem algum curso na Alura que explora mais esta prática de desenvolvimento?

Obrigado e um excelente dia!

Att,

2 respostas
solução!

Olá Alexsander, tudo bem?

O conceito de BFF (Backend For Frontend) ainda é bastante relevante e utilizado em muitos contextos, especialmente quando se trata de aplicações que precisam atender diferentes tipos de clientes, como web, mobile, e outros dispositivos. A ideia por trás do BFF é criar um backend especializado para cada tipo de frontend, otimizando a comunicação e a experiência do usuário para cada plataforma específica.

Embora alguns desenvolvedores possam ter a impressão de que o BFF não é tão amplamente usado, isso pode depender do contexto do projeto e das necessidades específicas da aplicação. Em empresas que lidam com múltiplos clientes e plataformas, como Netflix e Spotify, o BFF pode ser uma solução eficaz para gerenciar a complexidade e melhorar a performance.

Se você está considerando alternativas ao BFF, uma abordagem comum é usar APIs RESTful ou GraphQL, que podem ser consumidas por diferentes tipos de clientes. Essas APIs são projetadas para serem flexíveis e escaláveis, permitindo que diferentes frontends consumam os mesmos dados de maneiras que façam sentido para eles.

Quanto a cursos na Alura que exploram mais essa prática, você pode procurar por cursos relacionados a arquitetura de software e desenvolvimento de APIs, que podem abordar o BFF e outros padrões arquiteturais em mais detalhes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Oi Armano.
Muito obrigado pela excelente resposta. Vou me aprofundar mais no assunto.