Técnicas de respiração que ajudam a aliviar o estresse
Não é preciso ser um monge ou viver num mosteiro no alto das montanhas para adotar alguns exercícios respiratórios simples e eficazes. Algumas técnicas clássicas de respiração da yoga (chamadas de pranayamas) podem naturalmente ser integradas à sua lista de hábitos diários, como escovar os dentes ou conferir mensagens no celular. Veja como é simples:
Com um dedo, feche a narina direita e inspire pela esquerda. Então, feche a esquerda e expire pela direita, inspirando por ela logo depois. Feche-a novamente e expire pela esquerda. Isso equivale a um ciclo. Complete nove ciclos, duas vezes por dia.
Inspire pelo nariz lenta e profundamente, contando até quatro e sinta o ar enchendo a barriga. Segure o ar um pouco e comece a expirar pela boca e de maneira ainda mais lenta – você pode contar até oito. Repita ao menos cinco vezes.
Deite de barriga para cima coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire contando mentalmente até quatro e expire no mesmo tempo, sempre pelas narinas. É importante perceber o movimento das mãos, para certificar-se de que a respiração é profunda.
Respire pelas narinas, enquanto você conta, lentamente, até três. Segure o ar nos pulmões, também contando até três. Em seguida, solte o ar lentamente, no mesmo tempo. Após a expiração, mantenha-se sem ar, contando lentamente até três também.
Aprender a controlar a respiração pode ser um excelente começo. Talvez não faça a fila andar mais rápido ou não resolva os seus problemas, mas com certeza vai ajudar você a ver as coisas de maneira mais leve e a conquistar uma vida bem mais saudável.
Referências
The American Institute of Stress https://www.stress.org/stress-effects/
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade ICESP http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/844c84423cfcd7e05d2720770d2ee271.pdf
The Lancet https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736%2816%2931714-7/abstract
VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2010001700001