Benchmarking para criar novas funcionalidade para o site, é o benchmarking competitivo. Isso?
Suponhamos que eu queira achar novas funcionalidades para o meu site de roupas, aplico um painel com os pontos que atendem ao critério de concorrentes?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Benchmarking para criar novas funcionalidade para o site, é o benchmarking competitivo. Isso?
Suponhamos que eu queira achar novas funcionalidades para o meu site de roupas, aplico um painel com os pontos que atendem ao critério de concorrentes?
O benchmarking competitivo é uma abordagem em que você analisa e avalia as funcionalidades e recursos oferecidos pelos concorrentes diretos do seu site para identificar oportunidades de melhoria e novas funcionalidades que possam ser implementadas.
Ao realizar o benchmarking competitivo para o seu site de roupas, você pode criar um painel de pontos de referência que atendam aos critérios relevantes para a sua indústria e público-alvo. Alguns exemplos de critérios podem incluir:
Catálogo de produtos: Avalie a variedade, qualidade das imagens, descrições e informações disponíveis sobre os produtos nos sites dos concorrentes.
Funcionalidades de pesquisa e filtragem: Analise como os concorrentes permitem que os usuários pesquisem e filtrem os produtos com base em categorias, tamanhos, cores, preços, etc.
Processo de compra e checkout: Verifique como os concorrentes facilitam o processo de compra, incluindo a usabilidade do carrinho de compras, opções de pagamento, informações de entrega e políticas de devolução.
Recursos de personalização: Observe se os concorrentes oferecem recursos de personalização, como opções de tamanho, estilo, recomendações de produtos com base nas preferências do usuário, etc.
Integração com mídias sociais: Verifique se os concorrentes têm integração com plataformas de mídias sociais, como compartilhamento de produtos, comentários e avaliações de usuários, etc.
Serviço ao cliente: Avalie como os concorrentes fornecem suporte ao cliente, como chat ao vivo, suporte por e-mail, FAQ, etc.
Ao analisar esses critérios nos sites dos concorrentes, você poderá identificar as melhores práticas e ideias inovadoras que podem ser aplicadas ao seu próprio site de roupas. Isso ajudará a melhorar a experiência do usuário, aumentar a competitividade e oferecer recursos adicionais que possam atrair e satisfazer os clientes.
Lembre-se de adaptar os critérios e pontos de referência ao seu mercado específico e às necessidades dos seus usuários. O benchmarking competitivo é uma prática contínua, pois o ambiente de negócios está sempre evoluindo, e novas ideias e funcionalidades podem surgir com o tempo.
Espero que isso esclareça o conceito de benchmarking competitivo para você. Se você tiver mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar.