Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

"bem vindo, buscante" exibida 5x

Bom dia! Vi que a solução do professor para a problema de exibir a mensagem "Bem vindo, buscante" 5x na tela do usuário, foi usar uma variavel contadora. Mas eu fiz dessa outra forma, e gostaria que alguém comentasse se meu raciocínio é por aí mesmo, e no que devo melhorar. Obrigada.

mensagem="Bem vindo, buscante" #usuário deseja que essa mensagem seja impressa 5x

for mensagem in range (5):
print(mensagem)

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas
solução!

Olá, Danielli, como vai?

Seu raciocínio está bem encaminhado, e é ótimo ver que você buscou uma forma própria de resolver o exercício. No entanto, há um pequeno detalhe no seu código que está impedindo a exibição correta da mensagem de boas-vindas. No trecho for mensagem in range(5):, a variável mensagem é sobrescrita pelo laço, passando a assumir os valores de 0 a 4, o que faz o print(mensagem) exibir apenas números em vez da frase desejada.

Uma forma de corrigir é usar uma variável diferente para o laço, mantendo o texto intacto. Por exemplo:

mensagem = "Bem vindo, buscante"
for i in range(5):
    print(mensagem)

Assim, a variável i apenas controla a repetição, enquanto mensagem mantém o texto que você quer mostrar.

Continue praticando e testando suas próprias soluções. É assim que o aprendizado se solidifica.

O fórum está à disposição para o que precisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito bom, aprendi muito com a explicação! Gratidão!