3
respostas

BEM em 3 camadas - cases?

Olá, colegas! Tudo bem?

Fiquei pensando sobre o que vimos no curso e, parece-me que o BEM refere-se "apenas" à nomeclatura de filhos e netos das tags. Gostaria de entender se é isso mesmo, ou se existem outros exemplos de cases em que ele se aplique.

Obrigada e bons estudos a todos!

3 respostas

Olá!

O principal objetivo do BEM é estruturar o código CSS de uma maneira que o torne mais compreensível, fácil de manter e altamente reutilizável.

A nomenclatura é, de fato, a base sobre a qual construímos a qualidade e a organização do código. Assim, podemos afirmar que o BEM, através da sua abordagem organizacional, desencadeia um impacto significativo em todo o projeto.

Portanto, ao adotar o BEM, não estamos apenas nomeando classes, mas também promovendo uma abordagem abrangente para a organização e qualidade do código CSS, o que, por sua vez, beneficia a saúde do projeto na totalidade, então através do uso da metodologia que é utilizar da nomenclatura de forma organizada, colhemos esse resultado, portanto o BEM diz muito a respeito das nomenclaturas como mencionado por ti.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Victor! Tudo bem?

Entendo perfeitamente que não se trata de mera formalização, ao contrário, é questão de organização e qualidade do código. Mas deixe-me esclarecer um pouco mais o meu questionamento: quando menciono o "apenas", é para saber se se aplica o BEM em outras camadas ou tecnologias. Você saberia mencionar em quais outros campos se aplicaria a metodologia? Ou seria apenas no CSS?

Desde já, grata pela sua colocação e colaboração.

Oi !

O meu apenas em "não estamos apenas nomeando classes", foi sem aspas também, e ficou parecendo uma contradição a sua fala, mas na verdade é exatamente isso que você diz, de fato ele é "apenas" rs, uma metodologia para nomear classes, essa é a sua magia, aprender sobre é muito legal para nos localizarmos e nos atualizarmos sobre metodologias adotadas por outros devs.

Quanto ao seu uso ele é utilizado, no HTML, CSS e JS e em frameworks, ou seja, ele está fechada a esse universo front digamos assim. Em frameworks como next.js/react, por exemplo, fica assim:

const Block = () => (
  <div className="nome">
    <div className="nome__link"></div>
  </div>
);

Portanto, em termos gerais, a metodologia BEM é principalmente uma abordagem para nomear classes CSS de forma estruturada e organizada. Seu principal propósito é melhorar a manutenção, a escalabilidade e a clareza do código CSS em projetos web. Embora ele também promova boas práticas de desenvolvimento, seu foco principal está na nomenclatura de classes.

Espero que nessa resposta eu consiga melhor lhe ajudar a esclarecer sua dúvida.

Um abração, e muito sucesso na sua carreira e nos seus estudos, até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software