1
resposta

Bela Introducao - Teremos a continuidade deste curso?

Este curso eh uma introducao valiosa ao Clean Architecture. Mostrou como eh possivel isolar as camadas e manteve a seta de dependencias apontado da forma correta, isto eh, de fora para dentro. De fato as camadas mais internas desconhece completamente as mais externas. Parabens neste ponto foi bastante feliz. Todavia fiquei incomodado em alguns pontos. 1) A falta de enfase nos Casos de Uso como elemento arquitetural - Segundo o citado Uncle Bob "A primeira preocupacao de um arquiteto e a primeira prioridade de uma arquitetura é suportar os casos de usos do sistema" Ter um pacote nomeado como usecases ou casosdeuso é fundamental na Clean, vide "Arquitetura Gritante". 2) Nada foi falado sobre os conceitos de DI/IoC que sao essenciais ao se implementar a Clean. Observer que é impossivel isolar as camadas sem este conceitos assim como é impossivel manter a seta apontando sempre de fora para dentro do dominio sem tais conceitos. A criacao das interfaces servem inclusive para este proposito, mas o curso nao deixa isto explicito. Na aula 6.3 ha o embriao de uma injecao de repositorio, porem o curso nao evolui para este conceito. 3) Na Clean o que importa é a aplicacao (dominio, casos de uso, regras de negocio) o resto sao detalhes de implementacao. Como este codigo esta isolado e independente de framworks etc fica favoravel a utilizacao do TDD. A Alura deveria considerar a possibilidade de estender este curso que foi realmente fundamental como introducao a Clean. Uma visao de como a Clean é usada no mundo real precisa de mais algumas hora de curso e creio que valha a pena uma vez que o mercado utiliza bastante esta abordagem. Tai meus 3 centavos...

1 resposta

Oi Denilson!

Sim, suas considerações são válidas e concordo com elas ;)

Esse curso foi apenas uma introdução mesmo, sem focar na aplicação desse modelo de arquiteutra em um projeto. A continuação dele, com um curso que aplica em um projeto Java, está na nossa lista de próximos cursos, mas por enquanto ele não está como prioridade e por isso não posso te dar uma estimativa de quando será gravado.

Agradecemos pelo feedback.

Bons estudos!