Bom dia, gostaria de saber o que cada um faz, e quando usar cada um deles poderia me passar uns exemplos por favor
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, gostaria de saber o que cada um faz, e quando usar cada um deles poderia me passar uns exemplos por favor
Fala ai Leveditor, tudo bem? Vamos lá:
Bom dia, gostaria de saber o que cada um faz, e quando usar cada um deles poderia me passar uns exemplos por favor
O que cada ciclo de vida faz:
Ciclos de inicialização:
beforeCreate: Esse ciclo de vida é disparado na inicialização do componente, ele é o primeiro à ser chamado.created: Esse ciclo de vida é disparado após a inicialização do componente ter sido finalizada, nesse ponto o data e events estarão disponíveis para acesso.Eles permitem executarmos ações antes do componente ser adicionado no DOM, ou seja, antes dele ser adicionado na página.
Ciclos de inserção na página:
beforeMount: Esse ciclo de vida é disparado antes de adicionar o componente na página.mounted: Esse ciclo de vida é disparado depois de adicionar o componente na página.Esses ciclos em geral são disparados logo antes e após do primeiro render do componente, ou seja, logo antes ou após de adicioná-lo na página.
Ciclos de comparação e atualização:
beforeUpdate: Esse ciclo de vida é disparado após alguma atualização no data e antes do DOM ser atualizado, ou seja, antes de atualizar o componente na página.updated: Esse ciclo de vida é disparado após acontecer alguma atualização no componente e o mesmo ter sido atualizado na página.Geralmente esses ciclos são chamados qual alguma propriedade reativa no componente muda, geralmente quando o data é atualizado.
Exemplos de uso:
beforeCreate e created: Geralmente usamos os ciclos de inicialização para setarmos valores para nosso componente, ou seja, algo que precisamos inicializar.beforeMount e mounted: O beforeMount em geral é pouco usado, geralmente usamos o mounted para buscar dados de uma API ou servidor e setar no estado do componente.beforeUpdate e updated: Geralmente usamos quando precisamos saber quando o componente foi atualizado, para realizar algum debug, profile ou buscar informações atualizados de um servidor.Espero ter ajudado.