Bom dia, gostaria de saber o que cada um faz, e quando usar cada um deles poderia me passar uns exemplos por favor
Bom dia, gostaria de saber o que cada um faz, e quando usar cada um deles poderia me passar uns exemplos por favor
Fala ai Leveditor, tudo bem? Vamos lá:
O que cada ciclo de vida faz:
Ciclos de inicialização:
beforeCreate
: Esse ciclo de vida é disparado na inicialização do componente, ele é o primeiro à ser chamado.created
: Esse ciclo de vida é disparado após a inicialização do componente ter sido finalizada, nesse ponto o data
e events
estarão disponíveis para acesso.Eles permitem executarmos ações antes do componente ser adicionado no DOM, ou seja, antes dele ser adicionado na página.
Ciclos de inserção na página:
beforeMount
: Esse ciclo de vida é disparado antes de adicionar o componente na página.mounted
: Esse ciclo de vida é disparado depois de adicionar o componente na página.Esses ciclos em geral são disparados logo antes e após do primeiro render do componente, ou seja, logo antes ou após de adicioná-lo na página.
Ciclos de comparação e atualização:
beforeUpdate
: Esse ciclo de vida é disparado após alguma atualização no data
e antes do DOM ser atualizado, ou seja, antes de atualizar o componente na página.updated
: Esse ciclo de vida é disparado após acontecer alguma atualização no componente e o mesmo ter sido atualizado na página.Geralmente esses ciclos são chamados qual alguma propriedade reativa no componente muda, geralmente quando o data
é atualizado.
Exemplos de uso:
beforeCreate
e created
: Geralmente usamos os ciclos de inicialização para setarmos valores para nosso componente, ou seja, algo que precisamos inicializar.beforeMount
e mounted
: O beforeMount
em geral é pouco usado, geralmente usamos o mounted
para buscar dados de uma API ou servidor e setar no estado do componente.beforeUpdate
e updated
: Geralmente usamos quando precisamos saber quando o componente foi atualizado, para realizar algum debug, profile ou buscar informações atualizados de um servidor.Espero ter ajudado.