Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

beforeCreate, created, beforeMount, mounted , beforeUpdate, updated

Bom dia, gostaria de saber o que cada um faz, e quando usar cada um deles poderia me passar uns exemplos por favor

1 resposta
solução!

Fala ai Leveditor, tudo bem? Vamos lá:

Bom dia, gostaria de saber o que cada um faz, e quando usar cada um deles poderia me passar uns exemplos por favor

O que cada ciclo de vida faz:

Ciclos de inicialização:

  • beforeCreate: Esse ciclo de vida é disparado na inicialização do componente, ele é o primeiro à ser chamado.
  • created: Esse ciclo de vida é disparado após a inicialização do componente ter sido finalizada, nesse ponto o data e events estarão disponíveis para acesso.

Eles permitem executarmos ações antes do componente ser adicionado no DOM, ou seja, antes dele ser adicionado na página.

Ciclos de inserção na página:

  • beforeMount: Esse ciclo de vida é disparado antes de adicionar o componente na página.
  • mounted: Esse ciclo de vida é disparado depois de adicionar o componente na página.

Esses ciclos em geral são disparados logo antes e após do primeiro render do componente, ou seja, logo antes ou após de adicioná-lo na página.

Ciclos de comparação e atualização:

  • beforeUpdate: Esse ciclo de vida é disparado após alguma atualização no data e antes do DOM ser atualizado, ou seja, antes de atualizar o componente na página.
  • updated: Esse ciclo de vida é disparado após acontecer alguma atualização no componente e o mesmo ter sido atualizado na página.

Geralmente esses ciclos são chamados qual alguma propriedade reativa no componente muda, geralmente quando o data é atualizado.

Exemplos de uso:

  • beforeCreate e created: Geralmente usamos os ciclos de inicialização para setarmos valores para nosso componente, ou seja, algo que precisamos inicializar.
  • beforeMount e mounted: O beforeMount em geral é pouco usado, geralmente usamos o mounted para buscar dados de uma API ou servidor e setar no estado do componente.
  • beforeUpdate e updated: Geralmente usamos quando precisamos saber quando o componente foi atualizado, para realizar algum debug, profile ou buscar informações atualizados de um servidor.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software