Não entendi muito bem porque foi usada a anotação @Bean
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não entendi muito bem porque foi usada a anotação @Bean
Oi Gabriel,
Se a classe não tiver anotada com @Controller, @Service, @Repository ou @Component, não conseguimos injetar ela em outras classes.
As classes do nosso projeto conseguimos adicionar alguma dessas anotações, mas às vezes temos classes que não são nossas, por exemplo de algum framework, e para conseguir injetá-las precisamos utilizar a anotação @Bean em algum método.
Bons estudos!