Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

bash: gulp: comando não encontrado e vulnerabilidades no site

Quando tento rodar o gulp ou qualquer outro pacote instalado pelo npm eu recebo um erro como o seguinte:

$ gulp copy minify
bash: gulp: comando não encontrado

Fiz algo de errado ao instalar o npm ou um dos pacotes?

E ao rodar o comando

$ npm i gulp

Recebo de retorno:

npm WARN deprecated minimatch@0.2.14: Please update to minimatch 3.0.2 or higher to avoid a RegExp DoS issue
npm WARN deprecated graceful-fs@1.2.3: please upgrade to graceful-fs 4 for compatibility with current and future versions of Node.js
npm WARN deprecated natives@1.1.6: This module relies on Node.js's internals and will break at some point. Do not use it, and update to graceful-fs@4.x.
npm WARN curso-alura-site@0.0.1 No repository field.
npm WARN curso-alura-site@0.0.1 No license field.

+ gulp@3.9.1
updated 1 package and audited 925 packages in 29.945s

17 packages are looking for funding
  run `npm fund` for details

found 71 vulnerabilities (23 low, 9 moderate, 39 high)
  run `npm audit fix` to fix them, or `npm audit` for details

O que devo fazer?

4 respostas

Oi, João, tudo bem?

Baixa o gulp globalmente, dessa forma npm install -g gulp e testa novamente o comando.

Muito obrigado Laís, mas ainda não funcionou. Dessa vez ele pede permissões de administrador, e quando uso o "sudo" o bash não encontra o npm :(

Boa noite João beleza? Então a versão do Gulp que está usando é a CLI certo? Tenta baixar a dependência global como a Laís falou e instala ele apenas nas --save-dev para ver se você encontra o gulp corretamente no seu package.json :D

Dê uma olhada também na versão do seu node.js, pois algumas versões do gulp não funcionam mais nas versões mais recentes do Node (em exemplo ao próprio curso de Gulp que tem aqui na Alura). Outra questão, vê se o seu plugin do gulp do minify está atualizado. Alguns plugins utilizados nessa aula como o imagemin não funcionam mais na versão que o curso traz (geram erros de módulo no Node.js :'( ).

Se nada disso funcionar, me manda o seu package.json e seu arquivo gulpfile.js para dar uma ollhada. No inicio tive muito problema com essas compatibilidades do gulp, olhando eu posso rodar na minha maquina e ver o que pode ser :D

solução!

Depois de receber um pouco de experiência com Linux ao longo do meu aprendizado aqui na Alura, acho que entendi o problema, mas não consigo ter certeza pois não tenho mais acesso ao ambiente no qual o problema foi encontrado (nossa, já faz muito tempo).

Provavelmente era um desses itens (ou uma combinação deles):

• A pasta de binários instalados do npm não estava na minha variável de ambiente PATH (onde o sistema busca os programas instalados)
  • O npm não estava na PATH do meu usuário root, por isso não consegui rodar o npm com sudo
  • Eu tinha instalado Linux na minha máquina sem saber usar ele completamente e me confundi quando as coisas saíram do que esperava com Windows

Lição de hoje: estude o SO que você vai usar antes de cair de cabeça nele, faz bem.