1
resposta

Barreiras

Minhas Barreiras Mais Críticas e Planos de Ação

Barreira 1: Distrações na Internet (redes sociais e notificações)

Como e quando acontecem: Sempre que estou estudando ou planejando algo importante, as notificações de redes sociais, aplicativos ou e-mails me distraem. Além disso, a tentação de “dar uma olhadinha rápida” nas redes sociais acaba consumindo mais tempo do que planejei.

Plano de Ação:

1. Desligar notificações: Colocar o celular no modo “Não Perturbe” durante o tempo de estudo.

2. Uso programado: Utilizar aplicativos como Focus@Will ou Pomodoro Timer para criar períodos de foco e intervalos para checar mensagens.

3. Limitar redes sociais: Definir horários específicos para usar as redes, fora do período de estudo ou trabalho.

Barreira 2: Situações ou Problemas Não Resolvidos (trabalho ou vida pessoal)

Como e quando acontecem: Quando estou com problemas pendentes, como demandas no trabalho ou questões pessoais, minha mente fica ocupada com essas preocupações, dificultando o foco no momento presente.

Plano de Ação:

1. Listar e priorizar: Antes de iniciar o estudo, fazer uma lista das pendências mais urgentes e resolvê-las, se possível.

2. Dividir em etapas: Para problemas maiores, quebrar em pequenas ações realizáveis e focar no que está ao meu alcance.

3. Técnicas de relaxamento: Praticar respiração profunda ou meditação curta antes de começar a estudar para liberar a mente das preocupações.

Compromisso com a Mudança:

Esses planos são simples, mas acredito que podem ser eficazes para minimizar as distrações e aumentar minha produtividade. A partir de hoje, vou testar essas estratégias e ajustar conforme necessário para criar uma rotina mais focada e produtiva.

1 resposta

Oi, Eduardo. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar.

Gostei muito do seu plano de ação, principalmente pela clareza e objetividade com que identificou suas barreiras e propôs soluções práticas. A ideia de usar técnicas como o Pomodoro e aplicativos para foco é muito interessante e tem ajudado muitas pessoas a superar distrações.

Teste essas estratégias com consistência e ajuste conforme for percebendo o que funciona melhor para você. Isso faz parte do processo de aprendizado e autodesenvolvimento.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

bons estudos