1
resposta

Barreiras

Tenho vício em games e olhar redes sociais, problemas familiares, ansiedade e estresse também me atrapalham bastante a estudar. Tenho tentado evitar ao máximo que essas coisas tirem meu foco, desinstalei apps de redes sociais, preciso voltar praticar exercícios físicos para reduzir o estresse e a ansiedade.

1 resposta

Olá, Luiz! tudo bem?

Entendo que você está enfrentando várias barreiras que estão dificultando seu foco nos estudos. Vou tentar te ajudar a elaborar um plano de ação para lidar com essas questões.

Identificação das Barreiras

1. Vício em games e redes sociais
  2. Ansiedade e estresse

Plano de Ação

1. Vício em games e redes sociais

Como e quando acontece:

• Geralmente, esses vícios se manifestam quando você tem momentos de tédio ou procrastinação.

Plano de Ação:

• Desinstalar apps de redes sociais: Como você já mencionou, desinstalar os aplicativos de redes sociais é um ótimo primeiro passo.
  • Definir horários específicos para jogar: Tente limitar o tempo que você passa jogando. Por exemplo, permita-se jogar apenas após completar suas tarefas diárias ou em horários específicos (como 1 hora à noite).
  • Utilizar aplicativos de bloqueio: Existem aplicativos como o "Forest" ou "StayFocusd" que ajudam a bloquear o acesso a determinados sites ou aplicativos durante os períodos de estudo.

2. Ansiedade e estresse

Como e quando acontece:

• A ansiedade e o estresse podem surgir em momentos de pressão ou quando você se sente sobrecarregado.

Plano de Ação:

• Praticar exercícios físicos: Retomar a prática de exercícios físicos pode ser extremamente benéfico. Tente incluir atividades como caminhadas, corridas, ou até mesmo yoga na sua rotina diária.
  • Técnicas de relaxamento: Experimente técnicas de relaxamento como meditação, respiração profunda ou mindfulness. Existem muitos aplicativos e vídeos online que podem te guiar nessas práticas.
  • Organização e planejamento: Crie um cronograma de estudos e tarefas diárias. Ter um plano bem definido pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga e, consequentemente, a ansiedade.

Bons estudos!