1
resposta

Barreiras

Eu tenho dificuldade em focar, mesmo com aplicativos que organizam o tempo e boqueio distrações, ainda assim me pego saindo do foco. Penso muito e acabou saindo do assunto.

1 resposta

Olá, Debora! Entendo perfeitamente sua situação, é normal ter dificuldades para manter o foco, principalmente com tantas distrações ao nosso redor.

A primeira coisa que sugiro é identificar o que exatamente está te distraindo. Será que são pensamentos aleatórios que surgem na sua mente? Ou talvez seja o ambiente ao seu redor que não está propício para o estudo? Identificar a fonte da distração é o primeiro passo para combatê-la.

Depois de identificar a fonte da distração, você pode criar um plano de ação para lidar com ela. Por exemplo, se você perceber que seus pensamentos estão te distraindo, uma técnica que pode ajudar é a meditação. A meditação pode te ajudar a treinar sua mente para se concentrar no momento presente e evitar divagações. Se o problema for o ambiente, talvez seja útil criar um espaço de estudo tranquilo e livre de distrações.

Além disso, é importante lembrar que a concentração é como um músculo, que precisa ser treinado. Portanto, não se preocupe se no início for difícil, com o tempo e a prática, você vai melhorar.

Por exemplo, você pode começar estudando por períodos curtos de tempo, como 20 minutos, e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Gradualmente, você pode aumentar o tempo de estudo e diminuir o tempo de pausa. Esse método é conhecido como a Técnica Pomodoro e pode ser muito eficaz para melhorar a concentração.

Espero ter ajudado e bons estudos!