Eu tenho dificuldade em focar, mesmo com aplicativos que organizam o tempo e boqueio distrações, ainda assim me pego saindo do foco. Penso muito e acabou saindo do assunto.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu tenho dificuldade em focar, mesmo com aplicativos que organizam o tempo e boqueio distrações, ainda assim me pego saindo do foco. Penso muito e acabou saindo do assunto.
Olá, Debora! Entendo perfeitamente sua situação, é normal ter dificuldades para manter o foco, principalmente com tantas distrações ao nosso redor.
A primeira coisa que sugiro é identificar o que exatamente está te distraindo. Será que são pensamentos aleatórios que surgem na sua mente? Ou talvez seja o ambiente ao seu redor que não está propício para o estudo? Identificar a fonte da distração é o primeiro passo para combatê-la.
Depois de identificar a fonte da distração, você pode criar um plano de ação para lidar com ela. Por exemplo, se você perceber que seus pensamentos estão te distraindo, uma técnica que pode ajudar é a meditação. A meditação pode te ajudar a treinar sua mente para se concentrar no momento presente e evitar divagações. Se o problema for o ambiente, talvez seja útil criar um espaço de estudo tranquilo e livre de distrações.
Além disso, é importante lembrar que a concentração é como um músculo, que precisa ser treinado. Portanto, não se preocupe se no início for difícil, com o tempo e a prática, você vai melhorar.
Por exemplo, você pode começar estudando por períodos curtos de tempo, como 20 minutos, e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Gradualmente, você pode aumentar o tempo de estudo e diminuir o tempo de pausa. Esse método é conhecido como a Técnica Pomodoro e pode ser muito eficaz para melhorar a concentração.
Espero ter ajudado e bons estudos!