Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Banco Relacional vs Banco não relacional

Boa noite, Gostaria de tirar a dúvida de quando é indicado utilizar um banco relacional e quando é indicado utilizar um banco não relacional. Existe alguma ferramenta de mercado que atualmente consiga fazer a conversão de um pra outro?

2 respostas
solução!

Oiiii Bianca, tudo bom? Espero que sim.

Depende do sistema que está desenvolvendo. Se está desenvolvendo um sistema de banco por exemplo, que precisa de dados íntegros, o ideal seria utilizar o banco de dados relacional. Você precisa de garantias com ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento, Durabilidade). O ACID reduz possíveis anomalias e protege a integridade do seu banco de dados.

Já o banco de dados não relacional, ele é focado em flexibilidade e velocidade, em vez de 100% de integridade dos dados, armazenando grandes volumes de dados sem estrutura definida.

Bia, conversão de um banco para o outro eu nunca vi. Geralmente realizam as migrações, mas não utilizam ferramentas.

Tem ferramentas que converte de SQL para NoSQL. ElasticSearch e MongoDB são os bancos não relacionais mais utilizados.

Espero que isso te ajude. Qualquer coisa estou à disposição :)

Olá, bom dia Muito obrigada pela ajuda. Esclareceu muito bem as minhas dúvidas :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software