6
respostas

Banco de Dados em uma aplicação IONIC

Olá, gostaria de saber como posso utilizar um banco de dados em uma aplicação IONIC. Atualmente estou tentando desenvolver um app que será uma especie de biblioteca sobre professores universitários. Queria ter salvo o nome de cada professor da universidade, disciplina, idade e etc em um banco de dados. Como faço isto?

6 respostas

Oi Gabriel, em geral isso fica salvo em algum lugar central, normalmente um servidor. A aplicação ionic roda no cliente e aí cada professor vai ter seu navegador. A ideia é que você sempre mande as informações para o servidor, através de uma api e aí toda vez que alguém abrir a aplicação, vai consumir sua api e recuperar os dados.

Não preciso desenvolver um banco? Como posso fazer uma API, eu poderia utilizar alguma linguagem de programação como Java, PHP ou até mesmo Python para possuir a minha própria API?

Isso Gabriel, você precisa usar uma outra linguagem, ou até mesmo o próprio javascript com node para fazer a api. Temos cursos de java, pyhton, php e de js no lado do servidor que podem te auxiliar.

OK Alberto. Tenho mais algumas dúvidas. Eu não faço ideia de como posso criar um servidor para colocar os dados necessário para o app e se dentro do servidor preciso elaborar um banco. Não estou insistindo em ter que fazer um banco, mas alguns amigos da faculdade me disseram que eu preciso de uma banco dentro do servidor. Se eu desenvolver a minha aplicação dessa forma, o app irá funcionar sem internet? Basicamente quero um app que funcione sem rede.

Faz uma semana que fiz a pergunta e até agora não fui respondido...

Mil perdões, me passei em acompanhar a dúvida, desculpa mesmo.

Em relação a última pergunta, realmente faz sentido você precisar de um banco de dados na sua aplicação servidora. O seu client funcionar offline só faz sentido se você quiser fazer lógica de sincronização com o servidor, o que aumenta a complexidade da aplicação.

Para construir a api, você pode aprender alguma das linguagens de programação mais famosas:

  • java
  • c#
  • python
  • php
  • javascript. Você pode rodar javascript sobre o node.js

Temos curso de tudo isso aqui na alura.