Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Banco de Dados

Primeiramente, parabéns pelo curso, eu não conheço nada de desenvolvimento Mobile e estou gostando muito. Agora a dúvida, não sei se estou me adiantando, estou na aula 4 e gostaria de saber se consigo acessar banco de dados mySQL com o Cordova, em princípio dei uma pesquisada e vi que tenho que usar JSON acessando um Web Service em PHP por exemplo. É isso? Ou no caso de acesso a banco o melhor é partir para algo nativo? Caso tenha algum material para indicar eu agradeço.

4 respostas

Boa tarde Alcir, também sou novo nessa área de mobile, estou aprendendo para atuar na empresa em que eu faço estágio. Mas enfim, respondendo a sua pergunta, sim...

Para trabalhar com banco de dados independente de qual seja, você devera utilizar algum webservice. Eu utilizo aqui para testes uma webapi publicada com o IIS do windows, utilizando o sql server, possui os cursos aqui mesmo na alura.

Até mesmo caso você desenvolva nativamente será necessário utilizar um webservice.

Opa André! Valeu pela resposta. No meu caso eu já tenho um site em PHP/MySQL e quero fazer uma app para enviar e consumir dados da base. Só não sei ainda como fazer. O caminho é longo ainda. Abs.

Olá pessoal, ainda estou no meio do curso, mas também tenho essa dúvida. Alguém sabe se existe uma maneirade usar um SQlite por exemplo e salvar no celular mesmo?

solução!

Então pessoal, são dois problemas diferentes: acessar um banco global no backend; ter um banco local no aparelho para coisas do usuário.

1) Pra acessar o MySQL do seu backend, o mais comum é expor as operaçoes desejadas via uma API (pode ser em PHP mesmo). No curso a gente vê isso consumindo uma API REST simples em Node.js com banco Meteor. Mas seria a mesma coisa com PHP+MySQL.

2) É provável que você queira salvar dados do usuário localmente no aparelho por vários motivos (ex acesso offline). Existem várias soluções pra isso.

A mais completa (e complexa) é usar um banco completo no dispositivo, em geral com SQLite. Nao vemos no curso. Mas é um plugin normal, só instalar e usar. O caminho das pedras:

https://github.com/litehelpers/Cordova-sqlite-storage

Mas há outras opcoes no JavaScript para persistencia local. Em especial IndexedDB e localStorage, como na Web. Vemos o localStorage no curso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software