3
respostas

Balde de Pintura

professor, tenho dua dúvidas ! A primeira é como faço pra deixar o icone do balde na area de trabalho, ele não aparecia entao usei o atalho, porém assim que uso outra ferramenta o icone some. E segundo quando pinto o capacete a pintura invade o visor, vi em um fórum recente o que disse mais não adiantou .

3 respostas

Olá Lucas !

Suponho que como sua ferramenta de Live Paint (pintura em tempo real) nao está aparecendo, sua versão do Adobe Illustrator deve ser entre as mais recentes.

Existem duas formas de deixá-la presente na sua barra de tarefas esquerda:

1 - Mudando os presets do Illustrator: no canto superior direito, seu preset deve estar como "essentials". Clique lá para escolher a opção "essentials classic", onde todos os ícones do Illustrator ficarão mais presentes, assim como nas versões anteriores do programa.

Obs: a ferramenta de live paint deve estar escondida na aba da ferramenta "shape builder", caso não a veja logo de cara.

2 - Caso você goste dos presets da forma que está (preset "essentials"): o último ícone da sua barra deve ser um ícone de edição (3 pontinhos). Clique nele para abrir uma aba de ferramentas. No canto superior direito dessa aba há um ícone pequeno de menu (com 3 tracinhos) para editar as ferramentas. Lá você deve selecionar a opção "avançado". Pronto, todas as suas ferramentas passam a ficar à mão.

--

Quanto ao problema do Live Paint estar invadindo o óculos, você tem duas formas de solucionar esse problema:

1 - Para que a ferramenta de Live Paint identifique seu óculos como um objeto que não deve ser colorido, os objetos devem primeiramente estar dentro do mesmo layer. Ou seja, você deve selecionar todos os objetos que deseja colorir INCLUINDO o óculos, mesclar esses layers ao agrupá-los (botão direito>group ou CTRL+G) e seleciona-los antes de selecionar sua ferramenta de Live Paint. Depois ao transformar todos os objetos em um grupo de pintura real, você conseguirá preencher seus objetos separadamente.

2 - Caso não queira mesclar seus layers, você deve se certificar que o layer do óculos está acima do layer que está colorindo, e quando ambos estiverem coloridos, a pintura do óculos estará à frente da pintura da cabeça, alcançando o seu objetivo, mas de forma diferente.

Espero ter ajudado. Caso queira conhecer um pouco mais das ferramentas básicas do Adobe Illustrator, sugiro o curso que lancei recentemente: Adobe Illustrator: Introdução a desenho vetorial.

Abçs,

Gustavo Diuana

ainda não funciona inclusive não esta pintando a mangueira ao lado do capacete !

Todos os elementos estão no mesmo layer ? Quanto todos estão selecionados e vc acessa a ferramenta de Live Paint, ao passar o cursor por cima, os traços de todos os elementos que você deseja pintar devem estar em evidência com um contorno vermelho. Isto não está ocorrendo ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software