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resposta

balão que deseja emagrecer

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        var raio = 10;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
        raio = raio + 10; 
        } else if (evento.altkey && raio - 5 >= 10) {
            raio = raio - 5;
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
1 resposta

Oi, Evellyn. Tudo bem?

Seu código funciona, mas notei que a bolinha azul não cresce de pouco em pouco quando apertamos a tecla SHIFT, isso ocorre porque a variável raio está dentro da função. Para corrigir, basta deixar fora da função:

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {
    //Código da função
}

Além disso, quando clicamos na tecla Alt a bolinha não diminui, isso ocorre porque na linha 21 está escrito altkey, ao invés de altKey, com K maiúsculo. Veja:

//Antes
       } else if (evento.altkey && raio - 5 >= 10) {

//Depois:
       } else if (evento.altKey && raio - 5 >= 10) {

Agora o código vai funcionar certinho!

Qualquer dúvida, estamos sempre por aqui.

Abraços e bons estudos!