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resposta

Balão aumenta e diminui

Soube fazer o balão aumentar e diminuir sozinho. No entanto, verifiquei que não precisava fazer dois "if". E, também, esqueci do comando "&&".

Não soube fazer o raio ficar com o máximo de 40.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 10;
        }

        if (evento.ctrlKey) {

            raio = raio - 5;
        }

        pincel.fillStyle = 'darkblue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
1 resposta

Olá Samantha! Minha resposta ficou bem parecida com a sua, porém criei dentro da condição if, outra condição, que é respeitar, não chegar a 40 o raio e nem ficar abaixo de 10. Segue o código:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {
           if(raio <= 30) {
            raio += 10;
           } 

        }

        if(evento.altKey) {
            if(raio > 10)
            raio -= 5;
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>