Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

baixe o oracle VM virtualbox gerenciador

OWASP_Broken_Web_Apps_VM_1.2.7z file:///C:/Users/ibyte/Desktop/alura%20coursos/seguranca%20web%20alura/OWASP_Broken_Web_Apps_VM_1.2.7z Mostrar na pasta e agora que fazer em pois estou tentando seguir todos passos e Kali Linux e o oracle VM virtualbox Gerenciador e ?? ei ele so para Linux, E ??????

estou esperando alguem mim responder por favor pois pedir para Alura da mais enfase pois estou estudandio ai agente pedi muito tempo , salvei a pagina tambem ,para nao perder o foco da miada das minha perguntas, blz

12 respostas

Olá Cleofas, tudo bem?

Sinto muito pela demora no retorno!

Você precisa baixar 3 coisas para fazer o curso:

1. Kali Linux;
  2. Arquivos do servidor web no Drive (que notei que você já baixou);
  3. VirtualBox.

Vou te passar o passo a passo para cada um. Mas caso queira acompanhar por vídeo, o instrutor fez todo esse passo a passo nesta aula: https://cursos.alura.com.br/course/seguranca-web-vulnerabilidades-do-seu-sistema/task/22397

1. Kali Linux

Basta baixar com esse link: https://caelum-online-public.s3.amazonaws.com/Seguran%C3%A7a_de_redes/Aula+1/Kali-Linux-2016.2.ova

2. Arquivos do servidor web

Basta baixar com esse link: https://drive.google.com/open?id=0BzmYQVmw4W7nSnh6S1QteEpaMTA

3. VirtualBox

Tem como utilizar o Kali Linux em outros sistemas operacionais, como o Windows, por meio da Virtual Box. Segue o passo a passo para você baixar e instalar:

1) Acesse esse link: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

2) Clique com o botão direito do mouse na opção Windows hosts (caso você use o Windows):

Screenshot do site da VirtualBox com destaque na opção 'Windows hosts'.

3) Clique duas vezes com o botão direito do mouse no arquivo baixado para abri-lo;

4) Clique na opção Next > na aba que irá aparecer:

Screenshot da tela de instalação da VirtualBox com destaque na opção "Next"

5) Clique na opção Next > novamente:

6) Clique na opção Next > novamente:

7) Clique na opção Yes:

Screenshot da tela de instalação da VirtualBox com destaque na opção "Yes"

8) Clique na opção Install:

Screenshot da tela de instalação da VirtualBox com destaque na opção "Install"

9) Aguarde o tempo de instalação:

Screenshot da tela de instalação da VirtualBox

10) Clique na opção Finish:

Screenshot da tela de instalação da VirtualBox com destaque na opção "Finish"

Continua no próximo tópico ...

solução!

Prontinho, depois de instalar a VirtualBox, você terá a seguinte tela da VirtualBox. Nela, é preciso adicionar o Kali Linux e o servidor que você baixou nas primeiras etapas, para isso:

Clique na opção Arquivo:

Screenshot da tela da VirtualBox com destaque na opção "Arquivo"

Depois clique na opção Importar Appliance:

Screenshot da tela do VirtualBox com destaque na opção "Importar Appliance"

Na aba que abrir, clique na pastinha para selecionar o Kali Linux:

Screenshot da tela da Virtual Box -> Importar Appliance Virtual com desatque em um símbola de pasta à direita.

Irá aparecer o Explorador de arquivos para você selecionar o Kali Linux baixado na primeira etapa. Ao encontrar o Kali Linux (arquivo Kali-Linux-2016.2.ova), clique nele e selecione Abrir:

Screenshot da tela de explorador de arquivos que será aberta com destaque no arquivo Kali-Linux-2016.2.ova e no botão "Abrir".

Depois clique no botão Próximo:

Screenshot da tela da Virtual Box -> Importar Appliance Virtual com destaque na opção "Próximo"

Depois clique na opção Importar:

Screenshot da tela da Virtual Box -> Importar Appliance Virtual com destaque na opção "Importar"

Aguarde a importação do Kali Linux:

Sreenshot da tela Importando Appliance

Prontinho, você vai estar com o Kali Linux prontinho para ser utilizado:

Screenshot da tela da VirtualBox com destaque no Kali Linux

Porém, precisa colocar o servidor que você baixou na etapa 2 na VirtualBox também, dessa forma:

Clique na opção Novo:

Screenshot da opção "Nova" da Virtual Box.

Abrirá uma nova janela pedindo para completar algumas informações. O "Nome", nós preenchemos apenas como "Servidor", o "Tipo" como Linux e a versão será "Other Linux (64-bit)":

Screenshot da tela Criar Máquina Virtual com os dados acima inseridos.

Irá abrir uma segunda janela, chamada "Tamanho de Memória". Escreva na caixa 512 MB e selecione Próximo:

Screenshot da tela Tamanho da Memória com destaque na caixa de entrada 512 MB.

Abrirá a janela "Disco rígido" e nele selecione a opção Utilizar Disco Rígido virtual existente. Clique no símbolo da pasta destacado:

Screenshot da tela Disco Rígido com destaque no ícone de pasta e na opção 'Utilizar Disco Rígido Virtual existente'.

Clique em Acrescentar:

Screenshot da tela Servidor - Seletor de Discos Rígidos com destaque na opção "Acrescentar".

Selecione o primeiro arquivo do servidor web baixado na etapa 2 e clique no botão Abrir:

Screenshot da tela do Explorador de arquivos com destaque no arquivo OWASP Broken Web Apps-cl1.vmdk

Clique em Escolher:

Screenshot da tela Servidor - Seletor de Discos Rígidos com destaque na opção "Escolher".

Clique em Criar na página Disco rígido:

Screenshot da tela Disco Rígido com destaque na opção o"Criar".

E prontinho, você terá o servidor e o Kali Linux prontos para serem utilizados na Virtual Box:

Virtual Box com o Kali Linux e com o Servidor.

Espero que dê certo aí e qualquer coisa, caso você travar em algum desses passos, só chamar que estamos à disposição!

Aconselho rever a aula também caso isso ocorrer.

Espero ter ajudado e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraço e bons estudos! 😄

Certo sei que uma pergunata boba ,mais ele roda no windowns Certo estou perguntado se eu viu ?

Olá Cleofas!

Toda pergunta é válida e não é boba não.

E roda simm, fiz todo esse passo a passo acima no Windows.

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄

em ca gora no prompt do nao estou consiguindo estuda pois toda vez fica tipo sem eu consiguir usar meu PC ve ate o video do professor mais sem sucesso ate agora Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Cleofas!

Quando você seleciona a opção Capturar, é como se o controle passasse para o Kali Linux. E como no processo de instalação dele não utiliza mouse, provavelmente o cursor do seu mouse sumiu, acredito que seja por isso você não consegue usar seu PC.

Para voltar ao controle do seu PC com o mouse, basta clicar na tecla Right Control no seu teclado, provavelmente ela estará como Ctrl mas do lado direito, dessa forma:

Teclado com destaque na tecla Crtl direito

Fonte: editado de Pexels.

Espero que dê certo e qualquer coisa, estamos à disposição!

Bons estudos! 😄

boa tarde vou tentar agora muito obrigado voce e melhor professora da aqui pois foi a unica que mandou email responder por email e mim fadando imagens como fazer pois trabalha no setor eolico area tecnica totalmente deferende dos skillsoft, parabens e muito obrigado pois quero muito trabalha , com programacao vc é melhor mandei imagem agora mesmo estar no link 15/09/2021 14/28/21 date so pra mim saber se foi a imagens que li mandei agora mesmo blz !!!!!!

thanks so much 
                                        agreat: lot  your email thanks so much 

but i am big wonrg,yet i am try    
    ![Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade](![](https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/130302/18b3ad67-c2f6-4a87-9adc-0c25f7c46d0b.png))  

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade professora ta tando isso ja digitei senha ai nada esse mesma senha ta apracendo ai o nada

Olá Cleofas!

Muito obrigada de coração ♥

Fico muito feliz em ver seu empenho e continue se esforçando que logo logo você terá ótimos resultados!!

Uma dica que dou para você registrar todo seu progresso nos cursos, é se matricular para receber certificados. Assim você pode publicá-los no Linkedln, o que ajuda bastante em Processos Seletivos. Você pode fazer dessa forma:

Screenshot da aula 2 do curso de Segurança Web com destaque na opção Matricule-se agora!

É legal que você faça a matrícula em todos os cursos que você fizer. Assim, concluindo o curso você acessa seu Perfil & Certificados:

Screenshot da Dashboard com destaque na opção Perfil & Certificados

E cada curso concluído terá a opção Adicionar ao perfil, que faz a publicação automaticamente no seu Linkedln. Segue um exemplo dos meus cursos concluídos:

Tela de cursos concluídos com destaques nas opções Adicionar ao perfil

Caso você já sabia dessa dica, apenas desconsidere.

Agora sobre a imagem que você enviou, é preciso abrir o servidor apenas para ver o endereço de IP 192.168.1.12. Anotando ele, abra o Kali Linux, e em seguida o Firefox:

Kali Linux com destaque no Firefox na barra lateral esquerda.

E digite o IP 192.168.1.12 na barra de busca:

Firefox no Kali Linux com destaque na barra de busca

Bons estudos e sucesso 😄

nao e eu ja sou aluno de blz é pq o KALI fica pedindo a senha e digito conforme ta lá senha igualzinha mais nao vai, ja destalei e estalei de novo, e ainda continuar pedindo a senha ![Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade] olha minha padroa isso ta acontecendo aconInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/130302/f821c0d4-b00f-4a31-b9df-a5988c57dcf8.png)

Olá Cleofas!!

Você não precisa inserir usuário e senha no servidor, apenas no Kali Linux. Esta tela da foto, é do servidor, a do Kali Linux seria outra (é uma com uma logo de um dragão azul). Provavelmente ele estaria minimizada aqui:

Tela do aluno com destaque na barra de tarefas das VMs

Abrindo ela, clique Enter na opção Live (amd64) que já irá abrir na tela do Kali Linux:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Caso pedir seu usuário e senha, coloque:

Requisição usuário no Kali Linux
Usuárioroot
Senhatoor

Tela Kali Linux ao solicitar usuário tendo preenchido "root"

Preenchendo a senha como toor (root ao contrário):

Tela de login do Kali Linux com requisição de senha preenchido toor

Agora no servidor (tela da sua foto), é preciso pegar apenas o endereço IP (192.168.1.12 no seu caso), para abrir no Firefox do Kali Linux.

Abraços e bons estudos :)

o muito obrigado por mim ajudar voce nao e do Python tambem pq caras demora de mais pra responder e voce ta poucoquinho mais rapida