Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Baixar um arquivo pdf quando clicar na opção do menu

Amigos. Estou com uma dificuldade que é o seguinte. Preciso que a pessoa quando clicar em um determinado item do menu consiga baixar um arquivo .pdf

Desde já muito obrigado!

Podem me ajudar? Abaixo o link:

13 respostas

Bom dia,

Você pode utilizar de diversas formar, vou deixar duas que mais uso.

Com href.

<li><a href="o caminho do arquivo.pdf" target="_blank"> BAIXAR ARQUIVO PDF </a></li>

Com onclick.

<li onclick="window.open('o caminho do arquivo.pdf', '_blank')"> BAIXAR ARQUIVO PDF </LI>

Lembrando o caminho deve está correto.

Espero ter ajudado.

Oi Steve, obrigado amigo!!!Deixa eu te contar o que está acontecendo: Eu fiz o que disse e acontece o seguinte:

Quando eu coloco:

CALL FOR PAPERS

Eu clico no link e não acontece nada!

Mas quando eu coloco target="_blank" sem as últimas aspas, assim:

<a href="img/iwssip-cfp-2020-versao4.pdf" target="_blank class="scroll nav-link text-light font- weight-bold">CALL FOR PAPERS

Aí o link fica bem esquisito pq as aspas estão meio que incluindo a classe, mas quando clico abre! É mole? RRss

Sabe identificar?

Dorimar, bom dia!

Você tem que fechar as aspas antes de declarar as classes.

<a href="img/iwssip-cfp-2020-versao4.pdf" target="_blank" class="scroll nav-link text-light font- weight-bold">CALL FOR PAPERS</a>

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi Felipe, obrigado pela ajuda!

Ela estava fechada, mas não funcionava sabe? Não abria o arquivo, mas coincidentemente quando eu tirei as últimas aspas do target ele abriu entende? Não estou entendendo!

Entendo.

Pelo informado, existe alguma " aberta ou até mesmo uma tag.

Por favor, disponibilize o código todo, assim podemos melhor analisar.

Oi Steve, vou colocar abaixo:

<a href="index.html" class="navbar-brand">
                    <div class=""  id="logomarca"></div>
                </a>

<button id="tooggler" class="navbar-toggler" type="button" data-toggle="collapse" data-target="#navbarSupportedContent"
                        aria-controls="navbarSupportedContent" aria-expanded="false" aria-label="Toggle navigation">
                    <span class="navbar-toggler-icon"></span>
                </button>

<div class="collapse navbar-collapse" id="navbarSupportedContent">
                    <ul id="menus" class="navbar-nav">
                        <li class="nav-item">
                            <a href="#Accommodations" class="scroll nav-link text-light font-weight-bold">ABOUT</a>
                        </li>
                        <li class="nav-item">
                            <a href="img/iwssip-cfp-2020-versao4.pdf" download="_blank class="scroll nav-link text-light font-weight-bold">CALL FOR PAPERS</a>

</li>
                        <li class="nav-item">
                             <a href="#Accommodations" class="scroll nav-link text-light font-weight-bold">REGISTRATION</a>
                        </li>

</ul>
                </div>

</nav>

Acima eu tirei o target e peguei uma outra dica usando o "download" mas da no mesmo, tanto usando o target, download ou onclick.

Analisando e testando, o único erro mesmo é que o atributo download não está fechado com ".

No mais o código está correto, realmente para o código não está funcionando pode ser outros aspectos do código que pode está afetando.

Teria como disponibilizar essa pagina online?

Sobre o Atributo Download talvez já saiba, mas pode ajudar também.

Para nomear arquivo com eu quero:

<a href="img/iwssip-cfp-2020-versao4.pdf" download="NOME DO ARQUIVO QUANDO EU FOR SALVAR" class="scroll nav-link text-light font-weight-bold">CALL FOR PAPERS</a>

Para nomear arquivo com o mesmo nome:

<a href="img/iwssip-cfp-2020-versao4.pdf" download class="scroll nav-link text-light font-weight-bold">CALL FOR PAPERS</a>

Oi steve, a página é:

http://localhost/iwssip/model/

Dorimar,

Não consigo por localhost, eu precisaria que fosse no minimo por ip e a porta.

Sério? Puts, desculpa, tá uma correria aqui e minha orientadora está em Osijek na Croatia e quer isso pronto ainda hoje. rsrsrs

Aqui:

http://iwssip2020.ic.uff.br/model/

Ah steve se puder me dar mais uma ajudinha que é: Não estou conseguindo remover lá embaixo no site um contorno das logos da UFF. Sabe o que é?

solução!

Olá,

Então como esperado, o que está acontecendo é que seu link tem uma classe que está ligada a uma função para scroll, como ela dá erro, para algumas ações.

Somente retirar a classe: scroll, deixando conforme exemplo.

<li class="nav-item">
      <a href="img/iwssip-cfp-2020-versao4.pdf" download="" class="nav-link text-light font-weight-bold">CALL FOR PAPERS</a>
 </li>

Poxa muito obrigado Steve, funcionou!