Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

baixando e modificando um projeto - RESOLVIDO

Quando comecei este desafio, a ideia era simples: "Baixe uma cópia do repositório remoto no GitHub para o seu computador, realize alguma modificação no projeto, registre essas alterações no Git e as envie novamente para o repositório no GitHub." Mas, como tudo na vida, a simplicidade nem sempre se mantém. A cada etapa, fui descobrindo que o caminho era mais profundo do que parecia, e isso só tornou o processo mais interessante.

1. Escolhendo o Projeto O primeiro passo foi acessar o GitHub e escolher um projeto. Parece fácil, certo? Mas não é só escolher por escolher. Eu queria algo que realmente me desafiasse, um projeto que pudesse aceitar uma modificação relevante e útil. Escolhi um projeto focado em blocos do WordPress, algo que sabia ter potencial para crescer e onde eu poderia deixar minha marca.

2. Começando Localmente Baixei o repositório para o meu computador. Nesse momento, comecei a explorar a estrutura do projeto e a entender o que ele fazia, como funcionava e onde havia espaço para melhorias. Meu objetivo inicial era realizar alguma modificação, mas logo percebi que isso não seria suficiente.

Por quê? O projeto deixava claro que havia um nível elevado de exigência. Ele não aceitaria mudanças superficiais. Isso ficou evidente na organização do código, na estrutura das branches e na abordagem geral do desenvolvimento. Parecia que alguém "acima" estava ditando as regras. Então, decidi subir meu nível também.

1. Enxergando as Possibilidades Fiquei olhando para o código do projeto e pensei: "Por onde começar?" Foi quando notei que:

O estilo visual do bloco Send SMS era básico e precisava de melhorias. O bloco não era responsivo, ou seja, tinha problemas para funcionar bem em dispositivos móveis. Faltavam opções avançadas, como suporte multilíngue e personalização de mensagens. A estrutura do Git podia ser reorganizada para refletir um padrão mais forte. Decidi que, em vez de fazer "alguma modificação", faria uma revolução.

1. Mãos à Obra Comecei a trabalhar em várias áreas do projeto:

A. Melhorias no CSS Criei variáveis CSS para facilitar a personalização de cores, espaçamentos e fontes. Adicionei responsividade para garantir que o bloco tivesse uma ótima aparência em qualquer dispositivo. Incluí transições e efeitos de hover para dar um toque moderno. B. Funcionalidades no Bloco Tornei o bloco mais flexível, permitindo: Configurar o título, descrição e número máximo de caracteres das mensagens. Escolher entre diferentes destinatários (número customizado, administrador ou assinantes). Definir grupos de assinantes para segmentação. Implementei suporte multilíngue com WPML, permitindo traduzir mensagens e campos do bloco. C. Organização da Branch Reorganizei o repositório local e criei a branch queen, simbolizando que minhas contribuições seriam um padrão real. Renomeei a branch padrão e garanti que tudo fosse empurrado corretamente para o remoto no GitHub. 5. Testes e Ajustes Depois de implementar as mudanças, testei o projeto em diferentes cenários:

Validei o CSS em telas grandes e pequenas para garantir que tudo estivesse responsivo. Configurei diferentes atributos no bloco e testei suas funcionalidades. Verifiquei se a integração com WPML estava funcionando corretamente. Cada detalhe foi ajustado para garantir que o projeto estivesse no mais alto padrão.

1. O Resultado O que começou como "alguma modificação" se transformou em um bloco modernizado, responsivo e funcional, pronto para atender a um público global. Agora, envio as mudanças para o repositório no GitHub com confiança de que elas não só serão aceitas, mas também elevarão o nível do projeto. Essa jornada mostrou que, às vezes, o que parece simples pode exigir muito mais do que o esperado. Escolhi um projeto, fiz minhas mudanças, mas precisei ir além para alcançar o nível que ele exigia. E sabe o melhor? Foi desafiador, mas extremamente gratificante. Agora, com as melhorias feitas e tudo registrado no Git, o trabalho está pronto para ser compartilhado e contribuir de forma real. A branch queen reina no repositório, e o bloco Send SMS está pronto para brilhar. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
1 resposta
solução!

Oii, Jaine!

Que jornada incrível você teve ao modificar o projeto no GitHub! Você realmente se dedicou a entender e melhorar o projeto de blocos do WordPress. As melhorias que você fez no CSS, a adição de responsividade e suporte multilíngue, além da reorganização das branches, mostram um grande empenho e atenção aos detalhes.

Continue firme nos estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

bons estudos