1
resposta

BAIXANDO DADOS COM P2P

Olá, quando baixamos alguma coisa via Torrent estamos utilizando o modelo P2P, certo ? e quando não baixamos via Torrent utilizamos o HTTP ? Onde nesse exemplo um seria mais eficiente que o outro ?

1 resposta

Olá, Vitor! Tudo bem?

Sim, utilizamos o P2P para baixarmos os dados disponibilizados via torrent. E, geralmente, utilizamos HTTP para baixar os dados de outra maneira.

A principal diferença está na centralização de dados, o conceito P2P leva à descentralização de dados. Assim, em arquiteturas que utilizam o HTTP, é preciso que o servidor sempre esteja disponível, e a única forma de garantir isso seria com redundância (outros servidores reservas e idênticos). Como em P2P todos os nós são clientes e servidores, esse problema não existe.

Há muitos pontos positivos no P2P que seguem essa lógica, entre eles escalabilidade e controle de carga. E há uma comunidade que quer trocar muita coisa que hoje roda em HTTP por uma rede P2P, a IPFS, que você pode ler mais sobre aqui.

Ainda assim, hoje na web o mais comum é você encontrar e desenvolver conexões HTTP.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software