6
respostas

Backup do BD MySQL

Olá Pessoal, alguém conhece algum script que faça backup de um banco de dados MySQL ? Já testeis algumas coisas mais nada funciona direito, o último script que testei fazia apenas o backup da estrutura sem os registros.

6 respostas

Oi Mario,

uma forma de criar um bkp é usar a ferramenta mysqldump, por exemplo:

mysqldump seu-banco > arquivo-bkp.sql -h ip-ou-nome-do-servidor -u seu-usuario -p

espero te ajudado!

abs, Nico

Olá Nico, vi algo sobre isso, mas me parece que o comando tem que ser executado dentro de um diretório em especifico não é? Em localhost até é possível, mas em uma hospedagem contratada será que terei acesso? Vi a execução pelo cmd, existe alguma outra forma de rodar?

Você pode verificar com a hospedagem se eles permitem acesso por SSH. Desta forma você conseguiria acessar o servidor pelo terminal.

Aqui tem um exemplo disso numa hospedagem

https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Acessando_a_Hospedagem_Linux_via_SSH

Oi Mari,

Ia sugerir o mesmo que Daniel falou:

  • Ou vc usa ssh para se conectar e executar mysql_dump
  • Ou vc verifica o seu provedor se tem algum serviço para tal (por exemplo AWS RDS tem backups automáticos).

abs

Mas por exemplo, a minha intenção é implantar um script para trabalhar com cron job, que tipo de arquivo eu teria que criar para fazer a execução deste código?

Sobre o RDS, estava dando uma olhada, a versão free oferece somente uma opção de maquina, acredito eu que bem básica, vocês sabem me dizer mais ou menos até que ponto ela aguenta o tranco? Não sei ainda o consumo do meu sistema, por isso tenho receio de talvez pagar por algo desnecessário, tenho que entender ainda para que tipo de aplicação serve cada maquina.

Oi Mario,

Mas por exemplo, a minha intenção é implantar um script para trabalhar com cron job, que tipo de arquivo eu teria que criar para fazer a execução deste código?

Não sei se eu entendi, mas o script seria do tipo shell/bash script (no linux).

vocês sabem me dizer mais ou menos até que ponto ela aguenta o tranco.

Tudo depende um pouco dos seus dados, modelagem e queries mas, de maneira genérica, eu diria que o RDS te deixa na zona confortável por um bom tempo.

abs, Nico

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software