Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Backup de Banco de Dados MYSQL

Boa noite senhores, tenho uma grande duvida...

Tenho um sisteminha na hostinger, nele tenho um banco de dados mysql, backup automático diário, blzinha ...

Queria ter o backup do meu banco de dados em outro servidor, na locaweb por exemplo ... Mas que acontecesse de maneira automatica ... eu ter o mesmo banco de dados em dois cantos distinstos, por questão de segurança ...

Vocês, desenvolvedores profissionais mais experientes, ja trabalharam com algo nessa linha ? Sabem algum caminho ?

4 respostas
solução!

Opa Yago, beleza?

Cara, uma vez precisei de algo bem parecido, para solucionar, fiz da seguinte forma:

• No servidor que hospedava, criei um script cmd para abrir o Shell do SQL e efetuar o dump(script generator) para o FTP.

• Agendei este script de execução para às 23:00

• No servidor Local(Nosso), criei um outro script cmd para acessar o FTP, e copiar as pastas do dump(script generator) e excluir os arquivos que lá ficavam.

• Agendei este script de execução para às 23:30

Meu problema se limitava à isso, se tu precisar inserir em outra base, basta utilizar o Shell do SQL com o cmd.

Vou pesquisar sobre isso... Obg. Aqui no Alura tem algum curso que possa me ajudar a seguir adiante nesses conceitos ?

Opa, então, aqui no Alura eles tem cursos de Prompt de comando e de Shell Script na sessão de Infraestrutura, mas acredito que para realizar essa função, só vai ser necessário o básico.

Este é o script utilizado para backup:

• SqlCmd -E -S NomeServidor -Q "BACKUP DATABASE [NomeBase] TO DISK='D:teste.bak'"

Este é o script que restaura:

• SqlCmd -E -S NomeServidor –Q “RESTORE DATABASE [NomeBase] FROM DISK='D:teste.bak'”

Não existem muitos lugares que ensinem isso, é mais provável que tu encontre na documentação do banco, como não possuo conhecimento com MySQL, não consigo te instruir direito, mas você pode dar uma olhada no Google em como acessar Servidor FTP através do cmd e como copiar pastas no cmd.

Espero que o script funcione e também que tenha ajudado, abraço.

Ajudou demais, Mateus. Obrigado mais uma vez pela seu apoio. Forte abraço