Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Azure Notebook não está disponível

Como crio um ambiente se o Azure Notebook não está disponível mais?

2 respostas
solução!

Boas Natália! Tudo bem? Espero que sim!

Desculpe a demora em responder.

No momento em que o curso foi gravado era possível usar o Microsoft Azure de forma gratuita durante um certo período, e infelizmente, hoje não há mais essa opção sem o fornecimento de dados do cartão de crédito.

Uma possibilidade para trabalhar com o ambiente R sem a necessidade de realizar instalações na sua própria máquina é usar os notebooks do Kaggle. O Kaggle é um site voltado para ciência de dados que possui diversas bases de dados e também notebooks onde é possível desenvolver e salvar código de forma simples.

Primeiro, será necessário que você se registre no site. Após o registro, você pode acessar os cadernos através do menu lateral, na aba "<> code", como demonstra imagem abaixo: Print da barra lateral do Kaggle, na qual esta destacada em vermelho o link '<> code'

Agora, você pode criar um novo notebook clicando no botão 'new notebook', logo no cabeçalho da página.

Print da página code do Kaggle. À Direita, uma mulher desenhada sentada em um puff fazendo anotações em um caderno embaixo de uma lâmpada amarela. À esquerda, uma breve introdução e os botões 'New Notebook', destacado em vermelho, e 'Your Work'.

Quando você cria o notebook, por padrão ele vem na linguagem Python, mas é possível mudar a iinguagem utilizada através do menu File > Language > Selecionar opção R.

Print do menu do kaggle para realizar a mudança da linguagem de progrmação.  Dentro do menu file, selecionada a opção language, há duas opções - R e Pythom, sendo R grifada com um círculo vermelho

Dessa forma, você pode usar esse espaço para desenvolver código em R sem realizar instalações na sua máquina, e poderá deixar o código salvo, compartilhá-lo com outras pessoas e aprender..

Espero ter ajudado! Bons estudos

Muitissímo obrigado, Pedro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software