3
respostas

Avanço da persona na jornada

Cada etapa (conhecer, atrair e converter) tem tópicos de assuntos diferentes. Como saber se já é hora de avançar com o conteúdo? Devemos determinar um período para cada etapa? Por exemplo, o conteúdo para atrair vai durar duas semanas, e assim por diante.

Obrigada,

3 respostas

Oi, Karina. Tudo bem? É uma ótima dúvida :)

Cada cliente/potencial cliente tem o seu tempo para passar pelas etapas do funil, por isso é importante ter conteúdos para todas as etapas.

Por exemplo, geralmente clientes pessoa jurídica (b2b) tem um tempo mais longo de jornada de compra do que clientes pessoa física (b2c). Mas isso varia muito também por diversos fatores (preço do produto, público-alvo etc).

Não existe uma regra de tempo em que isso acontece, mas para chegar a uma resposta, cada empresa precisa fazer testes, analisar os números (taxas de abertura e clique dos emails, tempo que as pessoas passam nas páginas, observar as vendas etc) e realizar pesquisas para conhecer cada vez mais os clientes e potenciais clientes de sua marca e descobrir qual é a jornada de compra e a fase do funil.

Olá Adriélly, Boa tarde!

Obrigada pelos esclarecimentos! :)

Karina

Olá Karina!

A resposta da Adriélly está excelente! Portanto, vou apenas complementar. As ferramentas de inbound marketing profissionais (como RD Station, por exemplo) permitem que você atribua pontuações para cada passo que seu cliente dá, não atrelado ao tempo (já que cada pessoa tem seu tempo).

Assim, você cria os diferentes conteúdos e atribui uma pontuação para cada um deles. Se a pessoa se cadastrou a primeira vez, ela recebe x pontos. Se ela acessou um segundo conteúdo mais aprofundado, +x pontos e assim por diante.

Você vai estabelecer que um lead está "quente" para contato quando ele atingir xx pontos. Vai ter gente que levará meses para percorrer essa jornada. Outros, farão tudo num só dia. Aos poucos, você vai aprender a média do seu público e até mesmo elaborar estratégias para acelerar essa jornada. Mas ao mesmo tempo, terá condições de permitir o avanço respeitando o tempo de cada um.

Ajudei?

Abraço,

Aline

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software