Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Avaliações de métricas e possíveis correções

Boa noite, time!

Gostaria de apresentar um caso hipotético para apresentar melhor a minha questão referente as métricas CPM, CTR e custo por visualização de página. Vamos supor que eu tenha uma loja de dropshipping e estou testando um produto. Esse produto teste no gerenciador de anúncios foi apresentado com a seguinte estrutura. Uma campanha, cinco conjuntos de anúncios (3 públicos personalizados e 2 grupos de interesses) e três criativos (repetidos dentro dos cinco conjuntos). Com um tempo de análise de um dia e meio percebi que o CPM registrou 30 reais, CTR registrou 0.80% e custo por visualização de página 6 reais. Na minha concepção essas métricas performaram muito mal e eu preciso controlar porque pretendo deixar por mais um dia. Essa campanha teste foi analisada a nível de conjunto de anúncios e não apresentou vendas. CPA marcou 0! Então dentro desse tempo de análise, para melhorar a performance das métricas eu realizei algumas ações. Tentei diminuir o CPM controlando o tempo de carregamento de página, realizei melhoria nos títulos e descrições dos anúncios com o intuito de subir o CTR deixando mais aderentes a página de produto e no custo por visualização eu verifiquei a qualidade dos criativos. Mesmo fazendo isso nada adiantou! Quais outras medidas posso realizar para melhorar e controlar essas métricas depois de ter feito essa análise e esses ajustes?

1 resposta
solução!

Oi Eduardo, boa noite!

Vamos analisar algumas outras estratégias que podem ajudar a melhorar a performance da sua campanha de remarketing.

1. Segmentação de Público:

• Reveja os Públicos Personalizados: Certifique-se de que os públicos personalizados estão bem definidos. Às vezes, uma segmentação muito ampla ou muito estreita pode impactar negativamente o desempenho.
    • Teste Novos Públicos: Experimente criar novos públicos com base em diferentes critérios, como engajamento com a página do Facebook ou visitantes específicos do site.
  2. Otimização dos Anúncios:

• Varie os Criativos: Embora você tenha três criativos, considere criar variações adicionais para testar diferentes abordagens visuais e textuais.
    • Teste Diferentes Formatos de Anúncios: Além dos anúncios tradicionais, experimente formatos como carrossel, vídeo ou coleções, que podem atrair mais atenção.
  3. Ajustes na Oferta:

• Reveja a Oferta e o Call to Action (CTA): Verifique se a oferta é atraente o suficiente e se o CTA é claro e convincente. Às vezes, pequenas mudanças no texto do CTA podem fazer uma grande diferença.
  4. Análise de Concorrência:

• Estude a Concorrência: Veja como os concorrentes estão promovendo produtos similares. Isso pode fornecer insights valiosos sobre o que está funcionando no mercado.
  5. Ajustes no Orçamento e Bidding:

• Reveja o Orçamento e Estratégia de Bidding: Às vezes, aumentar um pouco o orçamento ou ajustar a estratégia de bidding pode ajudar a melhorar o alcance e a performance.
  6. Tempo de Análise:

• Dê Mais Tempo para a Análise: Um dia e meio pode ser um período curto para avaliar a performance de uma campanha. Considere deixar a campanha rodar por mais alguns dias para coletar dados mais consistentes.

Exemplo Prático:

• Suponha que você tenha um público personalizado baseado em visitantes do seu site nos últimos 30 dias. Tente criar um novo público com visitantes dos últimos 7 dias e compare os resultados.
  • Se você está usando imagens estáticas nos anúncios, experimente criar um vídeo curto destacando os benefícios do produto e veja se isso aumenta o engajamento.

Bons estudos!