Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Auxilio em marketing digital

Boa tarde! Graças ao curso da Alura eu consegui fazer uma campanha no face com um ótimo resultado. A minha postagem chamou a atenção do publico. Mas não tive retorno no site. As pessoas foram para o site, mas não deixaram perguntas e nem compraram nada. Onde será que eu errei? Alguém pode me dá um luz? grato.

5 respostas
solução!

Oi José Claudio,

Que ótimo que você conseguiu realizar a sua campanha.

Bem, é importante fazer testes para ver se o a segmentação e público estão bem definidos.

Existem algumas hipóteses que podem interferir no resultado da sua campanha, como por exemplo:

• A CTA (chamada para a ação) estava bem clara?
  • Você testou esta campanha em diferentes horários?

É válido também identificar o perfil de cada cliente, a fim de criar uma comunicação exclusiva. Com o passar do tempo, você aprenderá com seus erros e acertos e poderá criar uma campanha ideal.

Fica complicado indicar onde a campanha pode ser melhorada. Sei que seu objetivo é conversão, mas atingiu um objetivo: atrair seu público, agora é a conversão.

O que você oferece neste anúncio? Seu público está "maduro" para comprá-lo ou precisa entender melhor o que ele tem a ganhar ao se tornar seu cliente?

São muitas variáveis para pensarmos, as que listei são apenas algumas.

Fico à disposição para trocarmos mais ideias sobre o assunto.

Bons estudos.

Oi, José! Tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo ótimo resultado na campanha!As pessoas não comprarem não significa que a campanha tem algum erro, muitas vezes seus clientes ficaram atraídos pelo produto e a marca, porém, ainda não estão na fase de fechar a venda, efetivamente.

Essa fase poderia ser impulsionada fornecendo, em um blog ou no site mesmo, um conteúdo de como aquele produto ou serviço pode ajudar aquela pessoa. Na página desse conteúdo, pode-se, também, instalar um pop up para capturar alguma forma de contato da pessoa na saída dela do site para poder enviar mais informações.

Então, seria legal continuar criando campanhas para este segmento fazendo pequenas mudanças em cada uma, como na imagem ou a chamada para a ação, que é a frase da campanha, como "compre agora" ou "saiba mais sobre o produto", na qual você pode brincar e trocar o "compre" por "quero", coisas assim.

Acredito que você tenha segmentado a campanha para um público específico e, uma saída, de repente, seria afinar ainda mais essa seleção do público, escolher a renda das pessoas, porque, às vezes, elas não compraram por conta do valor, que pode ser alto para elas, o local onde a pessoa mora ou afinar ainda mais os interesses.

Tanto na campanha quanto no site, poderiam ser colocadas fotos mais atrativas do produto, melhor microcopy sobre o produto/serviço, porque as pessoas gostam de saber tudo sobre o dinheiro ou serviço prestado antes de comprarem.

Caso tenha o Google Analytics instalado no seu site, você pode ver as páginas em quais as pessoas abandonaram o site. Também pode instalar o Hotjar, uma ferramenta com a qual você consegue ver o que exatamente a pessoa está fazendo no seu site, como onde está com o mouse etc.

Algumas coisas devem ser analisadas porque no marketing digital não existe certo ou errado, é muito tentar, avaliar e, caso não tenha dado certo, tentar de outra maneira, avaliar novamente e assim vai.Além disso, tudo depende do segmento da marca. Se quiser, por favor, poderia nos dizer como era a campanha? Se era para vender um produto específico do seu site ou para as pessoas conhecerem mais a marca? Assim podemos ajudar de uma forma mais direta :)

Giulia Losnak, obrigado pela atenção. Na verdade o meu site é um canal no youtube. Eu estou fazendo testes com ele pra pegar experiencia. Só que nessa campanha tive um numero de clique no link muito bom. só que nenhum desses cliques foram convertido em inscrição ou outro tipo de interação.

Oi, José!

Obrigada pela resposta! :)

Por favor, você vende algum tipo de produto ou serviço nos vídeos?

Se não for o caso de vender algo mais diretamente, o canal no youtube é uma questão mais complicada porque as pessoas podem assistir seus vídeos, mas mesmo assim não se inscrever no seu canal ou até mesmo comentarem ou se inscreveram muito tempo depois de conhecer o canal. Até porque, pelo que eu entendi, o canal é novo, certo?

Eu recomendaria, também, você dar uma avaliada nas estatísticas do seu canal e dos seus vídeos, individualmente. Essas estatísticas estão disponíveis no Youtube Studio Beta, na parte estatísticas mesmo.

Lá você pode escolher um período que quer avaliar, tem desde uma semana até todo o período, e ver o alcance do seu canal, de maneira geral, e o interesse dos espectadores, como o tempo de exibição total naquele período e a duração média de visualização, que é quanto tempo os seus espectadores assistem dos seus vídeos. E com essas informações, avaliar como pode fazer seus vídeos ou o que pode ser mudado.

Por exemplo, se a duração média de visualização é de um minuto, a maioria das pessoas assistem seus vídeos por um minutos e depois saem. Então, você pode tentar passar as principais informações dentro do primeiro minuto de vídeo, para as pessoas obterem o conhecimento e passarem a se interessar mais pelo canal, ou utilizar uma maneira de chamar a atenção das pessoas nesse primeiro minuto.

Caso não funcione, como está fazendo testes, você pode tentar mudar o formato do canal, como as informações são apresentadas, entre outras coisas. Mas, claro, se isso for de acordo com o que você se sente bem, porque, antes de tudo, o canal é seu.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só mandar :)

Giulia Losnak mais uma vez obrigado! Meu canal tem 3 anos, mas é muito pequeno. ele é a loja no fim da rua, saca? Eu estou tentado buscar audiência e engajamento pra que logo eu posso está no inicio da rua. rs Eu vou seguir as suas sugestões = )