Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Autossabotagem: como ter foco e vencer a autossabotagem?

Processos internos de autossabotagem impendem de termos foco: como superar esse processo?

4 respostas

Oi Joanatha,

Sem sobra de dúvidas essa é aquele tipo de pergunta que a resposta vale 1 milhão de dólares!

Como se trata de um tema complexo e não existe receita pronta (nem mágica), você consegue exemplificar alguma situação em que você percebe essa auto sabotagem?

Assim consigo entender um pouco mais o que acontece com você. :)

Pra mim é mais conseguir alcançar meu peso ideal. Sei que preciso me alimentar correto, fazer atividades físicas, mas todos os anos me vejo flutuando na balança. Consigo perder uma boa quantidade de peso para o verão, porém, nessa época que se aproxima do inverno, volto a engordar tudo que perdi - o efeito sanfona. E manter as atividades no dia - a - dia, com a rotina de trabalho, se torna ainda mais desafiador.

Ah sim, entendi.

Você já fez o nosso curso sobre hábitos?

Pergunto porque pelo que me parece, talvez um ajustar o seu gatilho que te ajuda a manter o ritmo (que vc tem na época do verão) em outras estações.

Gatilho é o que te leva a fazer uma ação. Por exemplo: tenho o hábito de chegar em casa e me jogar no sofá e fico vendo TV por horas, no dia seguinte me bate aquele arrependimento e penso "deveria ter chego em casa e trocado de roupa para correr no parque ou andar de bike˜.

Então o primeiro passo já dei: me dar conta que tenho um hábito que me impede de fazer o que eu queria (para manter a forma e saúde). O gatilho para eu conseguir fazer atividade física ao inves de me jogar no sofá é: deixar o tenis perto da porta, para me lembrar que preciso correr,m ai me troco e vou!

Vai ter dia que vou estar cansada, com frio, com sono.... coisas para me impedir nao faltarão, mas se tenho disciplia, aumenta-se as chances de eu nao me entregar ao sofa.... E ai a gente vai trabalhando essa questao, criando pequenos gatilhos que me lembrem o quanto fazer algo eh mais importante.

Fez sentido?

solução!

Não fiz o curso ainda, mas agora pretendo fazê-lo. Obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software