1
resposta

Autorreflexão

**Tenho costume de interromper alguém que está falando? Não muito, mas as vezes ja aconteceu porque justamente pessoas tem dificuldade de ouvir e como naturalmente eu ja tenho vergonha de me expressar, então eu tento entrar na conversa, mas não com o intuito de interromper.

Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? Grande parte tenho paciência, porque gosto de ouvir para aprender.

No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? Nunca fiz isso, até porque acho falta de educação e em certas situações não compensa levantar a voz.

1 resposta

Oi, Cleide, tudo certinho?

Refletir sobre sua comunicação interpessoal é um passo importante para o desenvolvimento pessoal. É positivo que você reconheça a importância de ouvir e tenha paciência para entender o ponto de vista dos outros, mesmo quando discorda. Isso mostra maturidade e respeito nas interações. A forma como você aborda a discordância, evitando desconstruir a opinião dos outros, também é um sinal de sensibilidade e consideração, algo muito valioso em qualquer ambiente.

Continue cultivando essa postura aberta e respeitosa. É através dessas pequenas atitudes que construímos relações mais fortes e positivas.

Se precisar de mais apoio ou quiser compartilhar outras reflexões, estamos aqui no fórum à disposição!

Abraços.