Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Autorização páginas/componentes de acordo com perfil de acesso e Modelo de Autenticação

Boa tarde, estou começando agora a desenvolver para web no padrão RestFull, desenvolvia para a web somente com JSF.

Gostaria de ter uma ideia de como é feito:

A autenticação baseada em token por exemplo, terei de enviar toda vez no cabeçalho da requisição e lá na API ter um filtro que verifica toda vez se o token é válido realizando a consulta na base dados para validar o acesso? Ou o token é armazenado em sessão no servidor e no filtro verifico a validade na sessão ao invés de consultar no banco?

A autorização de rotas para paginas por perfil de acesso? (Se é Perfil 1 pode acessar tal, tal e tal rota, Se é Perfil 2 pode acessar tal, tal e tal rota)

6 respostas

Tudo fica no token...as permissões. ..e a cada requisição ele deve ser enviado, descriptografado pela sua api e testado. Deu server fica stateless, não há sessão.

Acho que entendi a parte de autenticação ... Faço o login acessando o recurso e é devolvido um token com todas as informações, armazeno no lado client e toda requisição eu envio no cabeçalho, sendo que no filtro eu descriptografo e testo a validade do token e com a informação do perfil de acesso contido tbm no token ele autoriza ou não o acesso ao recurso através das rules por perfil (pode ser usado o picketlink ou spring security pra isso certo?)

Com relação a autorização das rotas que não ta muito claro, vamos supor um cenario,

Tenho um usuário com perfil ADM que pode acessar as paginas 1, 2 e 3, e um outro usuário OPERADOR que pode acessar somente a pagina 1. Vamos supor que o usuário OPERADOR digita diretamente no navegador a URL da rota da página 3 e ele só pode acessar a página 1. Como que é feita essa "autorização de rota" ? Tem q validar tudo no lado client (vue.js), tipo descriptografar o token, pegar o perfil de acesso e fazer os testes para cada Rota x Perfil ?