Senti falta do momento da solicitação da autorização da gravação da entrevista. Foi realizada?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Senti falta do momento da solicitação da autorização da gravação da entrevista. Foi realizada?
Oi Mayra,
A solicitação foi feita antes e, na verdade, para realizar a gravação a pessoa entrevistada tem que assinar um termo de disponibilização de imagem e som. Isso não pode acontecer depois, nem durante a entrevista, porque caso a pessoa me proibisse a gravação depois eu teria que deletar tudo o que gravei.
Nesse termo eu falo o porque estou gravando, falando o que vou fazer com aquelas informações e também relatando o que eu não posso fazer com as gravações. Uma cópia fica para mim e outra com a pessoa.
No curso do Natan, que está como pré-requisito, ele menciona a questão do termo. Mas foi uma boa observação sua. Vou adicionar um saiba mais sobre o termo, com um exemplo também.
O ideal é deixar imagem e som separados, pois caso ela não permita a gravação da imagem dela podemos pedir para a gravação apenas de áudio.
Se as pessoas entrevistadas não tivessem permitido nenhuma das duas gravações, daí precisaríamos de uma pessoa de apoio apenas para ir escrevendo as informações que a pessoa for falando.
Obrigada por ter questionado sobre o assunto!