1
resposta

Autorização de gravação de entrevista

Senti falta do momento da solicitação da autorização da gravação da entrevista. Foi realizada?

1 resposta

Oi Mayra,

A solicitação foi feita antes e, na verdade, para realizar a gravação a pessoa entrevistada tem que assinar um termo de disponibilização de imagem e som. Isso não pode acontecer depois, nem durante a entrevista, porque caso a pessoa me proibisse a gravação depois eu teria que deletar tudo o que gravei.

Nesse termo eu falo o porque estou gravando, falando o que vou fazer com aquelas informações e também relatando o que eu não posso fazer com as gravações. Uma cópia fica para mim e outra com a pessoa.

No curso do Natan, que está como pré-requisito, ele menciona a questão do termo. Mas foi uma boa observação sua. Vou adicionar um saiba mais sobre o termo, com um exemplo também.

O ideal é deixar imagem e som separados, pois caso ela não permita a gravação da imagem dela podemos pedir para a gravação apenas de áudio.

Se as pessoas entrevistadas não tivessem permitido nenhuma das duas gravações, daí precisaríamos de uma pessoa de apoio apenas para ir escrevendo as informações que a pessoa for falando.

Obrigada por ter questionado sobre o assunto!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software