Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

autopct

Olá. Estava vendo em outro fótum sobre o autopct, mas ainda não consegui compreender totalmente.

autopct='%1.1f%%'

O que seria esse primeiro valor "%1."? Entendendo que a parte "1f%%" é para definir as casas decimais, mas não entendi sobre a primeira parte.

Ela é quem define se o valor aparecerá em porcentagem?

4 respostas

Olá. Alguém saberia me ajudar? Ainda estuou com dúvidas.

Obrigada.

Vivian,

A opção %1.1f%% é um especificador de formato de string que diz ao Matplotlib para formatar os valores numéricos como números de ponto flutuante com uma casa decimal e um sinal de porcentagem. Aqui está o que cada parte significa:

  • %: sinal de formatação.
  • O número "1" em %1.1f%% define que deve haver pelo menos um caractere para o valor numérico antes do ponto decimal, e o ".1" define que haverá uma casa decimal. Portanto, o número mínimo de caracteres para a representação da porcentagem é dois, incluindo o caractere "%" no final.
  • %%: especifica que um sinal de porcentagem literal deve ser incluído no formato. Assim, quando você especifica autopct='%1.1f%%', o Matplotlib formatará os valores de porcentagem com uma casa decimal e um sinal de porcentagem, como por exemplo, 25.0%.

O parâmetro autopct é geralmente usado quando você cria um gráfico de pizza ou gráfico de barras empilhadas usando as funções plt.pie() e plt.bar(), respectivamente. Ele é usado para adicionar as porcentagens de cada fatia da pizza ou barra empilhada, permitindo que seja possível entender a proporção dos dados.

Bons estudos!

Oi, Valquíria!

Ainda fiquei um pouco na dúvida sobre o primeiro 1 em 1.1f

Pelo que eu entendi, ele define o comprimento total de um caractere antes do ponto decimal. Porém, eu vi que ele pode gerar resultado como 25.0%

Mas nesse caso não estaria gerando dois caracteres antes do ponto decimal (2 e 5)?

solução!

Olá, Vivian

O que acontece é que o número "1" em %1.1f%% define que deve haver pelo menos um caractere para o valor numérico antes do ponto decimal.

Enquanto isso, o ".1" define que haverá uma casa decimal. Portanto, o número mínimo de caracteres para a representação da porcentagem é dois, incluindo o caractere "%" no final.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software