Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Automatizando Tarefas

Decompondo esse problema da empresa de uma forma mais simples eu perguntaria por onde as tranmissões são feitas. Se me disserem que talvez seja feita em seu próprio site eu perguntaria se teriam um banco de dados de horas assistidas, caso não tivessem seria uma oportunidade para mim e minha equipe fazer o próprio banco de dados dessa empresa/site.

No youtube até os influencers tem porcentagens de "80% das pessoas não assistem até o final" e etc.

Meu foco seria implementar um banco de dados parecido com isso antes de fazer o algoritimo final, caso a empresa não tivesse iriam comprar mais um serviço nosso. O código de forma teorica seria uma linha linear, sempre que dentro do site o usuário clicasse no play, nessa linha marcaria uma "bolinha" e sempre que ele clicasse no stop e depois start criaria outra "bolinha" e quando voltasse mais uma vez faria outra "bolinha" tendo uma métrica detalhada de todo o tempo de live que essa pessoa assistiu, caso ela clica em stop e não voltasse mais com o start a linha seria marcada com um risco vermelho, assim mostrando que a pessoa não seguiu toda a live ao vivo.

A entrada no algoritmo final seria os dados coletados desse banco de dados, o banco de dados dos usuarios(nome, gmail e telefone) e SE(A linha tiver uma bola no inicio, e a mesma bola ser pontuada ao final = ela terminou a live por completo > encaminhe o gmail.

Isso é algo teorico, ainda não consigo codar porquê o curso nao chegou a essa parte, mas acho que tudo é possivel transformar em código, e fazer primeiro um banco de dados próprio pra empresa seria uma opção, o resto é simples.

1 resposta

Olá, Ryan! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você explorou muito bem a ideia de banco de dados para registrar métricas de visualização, aplicou uma lógica de eventos de interação como play e stop para detalhar o comportamento do usuário e destacou a importância de condições de presença para validar quem acompanhou a transmissão até o fim. Essa estrutura mostra visão prática, clareza na decomposição do problema e preocupação em aproximar a solução de um cenário real de empresas que trabalham com lives.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Automação de relatórios: gerar estatísticas como tempo médio assistido ou taxa de abandono.
  • Modelagem de dados: definir tabelas e relacionamentos claros para armazenar usuários e métricas de visualização.
  • Integração com serviços externos: conectar o banco de dados a ferramentas de envio de e-mails ou notificações automáticas.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais interessante nesse tipo de exercício, pensar primeiro na estrutura de dados para armazenar as informações ou já começar pela lógica do algoritmo que vai processar esses dados?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!