Olá boa noite, posso usar o Arduíno para automatizar um compressor de ar, ou seja colocar o compressor na rede e do meu escritório eu poder visualizar todas as informações do compressor?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá boa noite, posso usar o Arduíno para automatizar um compressor de ar, ou seja colocar o compressor na rede e do meu escritório eu poder visualizar todas as informações do compressor?
Olá Francisco,
É possível conectar o Arduino a uma rede através de Shields, que são outras placas que são acopladas ao Arduino para permitir que ele desempenhe outras funções.
Pesquise, por exemplo, por Ethernet Shield W5100, que é um shield onde você liga um cabo de rede RJ45 ao Arduino. Existem diversos tutoriais na internet sobre como trabalhar com esse shield.
Para a sua necessidade, você poderia ter que ter algo como um sensor monitorando o seu compressor de ar ou até um relé conectado a ele para permitir o acionamento remoto.
Através do shield ethernet, você pode configurar um pequeno servidor web no Arduino. Você teria uma página web, acessível a qualquer máquina da rede, rodando no Arduino e através dessa página, o Arduino receberia os comandos para ligar ou desligar alguma coisa ou poderia exibir o estado em tempo real de um sensor.