1
resposta

Automação

Olá boa noite, posso usar o Arduíno para automatizar um compressor de ar, ou seja colocar o compressor na rede e do meu escritório eu poder visualizar todas as informações do compressor?

1 resposta

Olá Francisco,

É possível conectar o Arduino a uma rede através de Shields, que são outras placas que são acopladas ao Arduino para permitir que ele desempenhe outras funções.

Pesquise, por exemplo, por Ethernet Shield W5100, que é um shield onde você liga um cabo de rede RJ45 ao Arduino. Existem diversos tutoriais na internet sobre como trabalhar com esse shield.

Para a sua necessidade, você poderia ter que ter algo como um sensor monitorando o seu compressor de ar ou até um relé conectado a ele para permitir o acionamento remoto.

Através do shield ethernet, você pode configurar um pequeno servidor web no Arduino. Você teria uma página web, acessível a qualquer máquina da rede, rodando no Arduino e através dessa página, o Arduino receberia os comandos para ligar ou desligar alguma coisa ou poderia exibir o estado em tempo real de um sensor.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software