Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Autoliderança

Desejo desenvolver minha autoliderança para traçar e cumprir planos e metas com mais eficácia, eficiência, organização e disciplina.

Preciso adaptar o pilar de planejamento para organizar minhas demandas do dia a dia e meu autogerenciamento, focando no que preciso fazer e não me distrair com coisas externas.

2 respostas
solução!

Olá, Sabrina. Tudo bem com você?

É ótimo ver que você está empenhada em desenvolver sua autoliderança! Para adaptar o pilar de planejamento e melhorar seu autogerenciamento, aqui estão algumas dicas práticas que podem te ajudar a se organizar melhor no dia a dia:

1. Defina Prioridades: Comece o dia listando as tarefas que precisam ser realizadas. Use uma matriz de prioridade, como a Matriz de Eisenhower, para categorizar suas tarefas em urgentes/importantes, importantes/não urgentes, urgentes/não importantes e não urgentes/não importantes. Isso ajuda a focar no que realmente importa.

2. Estabeleça Metas Claras: Divida suas metas em objetivos menores e mais gerenciáveis. Por exemplo, se sua meta é "melhorar a organização", você pode começar com "organizar a mesa de trabalho" ou "criar um cronograma semanal".

3. Use Ferramentas de Produtividade: Aplicativos como Trello, Asana ou mesmo uma agenda digital podem ser úteis para acompanhar suas tarefas e prazos. Eles ajudam a manter tudo em um só lugar e a evitar distrações.

4. Bloqueie Tempo para Tarefas Específicas: Reserve blocos de tempo no seu dia para se concentrar em tarefas específicas. Durante esse período, evite distrações como redes sociais ou e-mails.

5. Reflita e Ajuste: Ao final de cada semana, reserve um tempo para refletir sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado. Ajuste seu planejamento conforme necessário.

Essas estratégias podem ajudar a fortalecer seu pilar de planejamento e, consequentemente, melhorar seu autogerenciamento. Lembre-se de que a prática contínua e a reflexão sobre suas experiências são fundamentais para o crescimento pessoal.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição!

Acredito estar iniciando um novo processo de planejamento dentro de uma carreira desafiadora atual, porém desejo alavancar meu desenvolvimento pessoal e isso só será possível seguindo este passo a passo dos 3 pilares da autoliderança. Atualmente está muito difícil manter um foco em si, e nas demandas que necessitamos, com a rotina e atividades cotidianas nos perdemos no tempo e os dias vão passando. Esta análise é valida para que possamos parar e colocar em prática essas estratégias.