Olá, Daniel. Como vai?
Sua autoavaliação está excelente e demonstra um alto grau de consciência situacional, que é o primeiro passo para a comunicação assertiva. Como Técnico Federal de Controle Externo, você já possui um olhar analítico apurado, e aplicá-lo para dentro — no autoconhecimento — é um diferencial enorme para reduzir frustrações.
É muito interessante notar como você atribuiu notas diferentes para cada papel. Isso mostra que você entende que a nossa "marca pessoal" e nossa forma de comunicar mudam conforme o contexto. Gostaria de destacar alguns pontos da sua reflexão sob a ótica do curso:
- Papel de Parceiro (Nota 7): Identificar que você precisa ser "menos crítico" é um ganho de assertividade gigante. Muitas vezes, o conflito nasce não do que dizemos, mas do excesso de julgamento. Praticar a escuta ativa e o elogio sincero pode transformar essa nota rapidamente.
- Papel de Líder e Estudante (Nota 6): Você foi muito honesto aqui. O fato de você estar estudando para liderar pessoas mostra que você já identificou o gap e está agindo. Na liderança, a assertividade é fundamental para dar feedbacks sem gerar mágoas e delegar com clareza.
- Papel de Filho e Vizinho (Notas 8 e 9): Essas são suas "zonas de segurança". O fato de você respeitar decisões que não lhe cabem (como filho) é a base do respeito aos limites, um dos pilares da comunicação não violenta.
Dica de Conexão com a Assertividade:
Para os papéis onde você deu notas 6 e 7 (Parceiro, Profissional, Líder), tente aplicar a técnica do "Eu sinto" em vez do "Você é".
- Exemplo no papel de Parceiro: Em vez de criticar diretamente ("Você fez isso errado"), tente: "Eu me sinto um pouco sobrecarregado quando as coisas não seguem esse fluxo, como podemos ajustar?".
Isso remove a carga de "crítica" que você mencionou e abre espaço para a solução.
O autoconhecimento é um processo contínuo, e essa sua "fotografia" atual é o mapa perfeito para saber onde focar seus esforços de desenvolvimento emocional.
Espero que possa ter lhe ajudado!