1
resposta

Autoconhecimento

Se eu entendi bem o exercício, é para eu me avaliar em cada uma das situações abaixo, por exemplo, eu como PAI, eu como PARCEIRO etc.

• PAI: não se aplica.
  • FILHO: Nota 8 - Procuro estar presente, conversar, falar sobre como anda minha vida, ser participativo, mas também tento não me meter em decisões que não cabem a mim e tentar respeitar a decisão deles.
  • PARCEIRO: Nota 7 - Preciso ser menos crítico e olhar com mais cuidado os pontos positivos.
  • MOTORISTA: Nota 9 - Me considero um bom motorista.
  • ESTUDANTE: Nota 6 - Preciso focar mais naquilo que me proponho a estudar.
  • VIZINHO: Nota 9 - Me considero um vizinho tranquilo e me dou bem com as pessoas.
  • PROFISSIONAL: Nota 7 - Faço as coisas que me pedem, mas sei que preciso entregar mais do que me pedem.
  • LÍDER: Nota 6 - Não me sinto tão confiante em liderar pessoas. Mas estou estudando para isso.
1 resposta

Olá, Daniel. Como vai?

Sua autoavaliação está excelente e demonstra um alto grau de consciência situacional, que é o primeiro passo para a comunicação assertiva. Como Técnico Federal de Controle Externo, você já possui um olhar analítico apurado, e aplicá-lo para dentro — no autoconhecimento — é um diferencial enorme para reduzir frustrações.

É muito interessante notar como você atribuiu notas diferentes para cada papel. Isso mostra que você entende que a nossa "marca pessoal" e nossa forma de comunicar mudam conforme o contexto. Gostaria de destacar alguns pontos da sua reflexão sob a ótica do curso:

• Papel de Parceiro (Nota 7): Identificar que você precisa ser "menos crítico" é um ganho de assertividade gigante. Muitas vezes, o conflito nasce não do que dizemos, mas do excesso de julgamento. Praticar a escuta ativa e o elogio sincero pode transformar essa nota rapidamente.
  • Papel de Líder e Estudante (Nota 6): Você foi muito honesto aqui. O fato de você estar estudando para liderar pessoas mostra que você já identificou o gap e está agindo. Na liderança, a assertividade é fundamental para dar feedbacks sem gerar mágoas e delegar com clareza.
  • Papel de Filho e Vizinho (Notas 8 e 9): Essas são suas "zonas de segurança". O fato de você respeitar decisões que não lhe cabem (como filho) é a base do respeito aos limites, um dos pilares da comunicação não violenta.

Dica de Conexão com a Assertividade:

Para os papéis onde você deu notas 6 e 7 (Parceiro, Profissional, Líder), tente aplicar a técnica do "Eu sinto" em vez do "Você é".

• Exemplo no papel de Parceiro: Em vez de criticar diretamente ("Você fez isso errado"), tente: "Eu me sinto um pouco sobrecarregado quando as coisas não seguem esse fluxo, como podemos ajustar?".

Isso remove a carga de "crítica" que você mencionou e abre espaço para a solução.

O autoconhecimento é um processo contínuo, e essa sua "fotografia" atual é o mapa perfeito para saber onde focar seus esforços de desenvolvimento emocional.

Espero que possa ter lhe ajudado!