a) Autoavaliação de Papéis
Após refletir sobre os papéis que desempenho na minha vida, atribuí as seguintes notas:
• PAI: 0 Não tenho filhos
• FILHO: 7 Tenho uma boa relação com meus pais, mas percebo que poderia ser mais presente, especialmente dedicando mais tempo a eles em momentos importantes.
• CRUSH: 6 Tento ser atencioso e presente, mas reconheço que minha vida ocupada pode interferir na qualidade do tempo que passo com a pessoa que estou interessado.
• MOTORISTA: 0 Ainda não sou habilitado.
• ESTUDANTE: 8 Me dedico aos estudos, mas sinto que poderia melhorar minha organização e gestão do tempo para aproveitar melhor o aprendizado.
• NAMORADO: 7 Tenho uma relação boa com minha namorada, mas percebo que posso melhorar na comunicação e em ser mais atento às suas necessidades emocionais.
• PROFISSIONAL: 8 Desempenho bem minhas funções e estou sempre buscando melhorar minhas habilidades, mas vejo que posso crescer na comunicação e na assertividade.
• LÍDER: 7 Embora eu não esteja em uma posição formal de liderança, procuro influenciar positivamente os ambientes onde atuo. No entanto, acredito que posso melhorar na tomada de decisões e na motivação das pessoas ao meu redor.
b) Feedback Externo
Escolhi duas pessoas para pedir feedback sobre como me veem nos papéis de colega de trabalho e namorado:
1. Colega de Trabalho :
Característica Positiva: destacou que sou muito comprometido com minhas tarefas e que estou sempre disposto a ajudar os colegas. Área de Melhoria: Ele mencionou que, às vezes, posso ser um pouco reservado em reuniões e que seria positivo se eu expressasse mais minhas ideias.
2. Namorada:
Característica Positiva: comentou que sou carinhoso e dedicado no relacionamento, sempre procurando fazer com que ela se sinta amada e valorizada.
Área de Melhoria: Ela sugeriu que eu poderia ser mais aberto nas conversas sobre meus sentimentos e que seria bom encontrar mais tempo de qualidade para passarmos juntos.
Reflexão Final Esse exercício foi muito útil para que eu pudesse identificar áreas em que já estou indo bem e outras em que há espaço para crescimento. O feedback dos outros me deu novas perspectivas, e pretendo trabalhar nas melhorias sugeridas para me tornar uma versão melhor de mim mesmo.