1
resposta

Autoavaliação

Autoavaliação de Pontos Fortes e Fracos

Pontos Fortes

• Questionar/Curiosidade: questiono tudo, por que? como? o que significa? o que isso? Busco o significado e explicação. (existe uma palvar no Russo para quem pergunta demais "Pochemushka")
  • Foco: as vezes foco tanto em um conteúdo que esqueço o mundo ao meu redor.
  • Multidisciplinariedade: acabo conectando o aprendizado com outras áreas de conhecimento ou na minha própria vida pessoal.
  • Persistência: Busco chegar onde eu determinei, quero ter orgulho de mim, então vou errar até acertar!

Pontos Fracos

• Falta de horários definidos
  • Não regula o sono
  • Falta falar/ socializar meus aprendizados
  • Consumir muito conteúdo de uma vez ao invés de dividir em pedaços ao longo dos dias (ansiosa)
  • Sou mal acostumada a precisar de professores com didática/ me sinto perdida sem cronogramas de estudos como trilhas fornecidas em cursos e formações (tipo o cronograma pedagogico/ grade curricular escolar)

O que funcionou bem:

• Cursos com certificação ou de fontes reconhecidas no mercado (Google, Microsoft) = me sinto motivada e tenho fontes confiáveis
  • Mapa mental, resumos, escrever.
  • Ler muito

Plano de Ação:

Melhorar a sintese do meu aprendizado

Meta 1: Diversificar meus estudos em mais prática e social dentro do 70-20-10

Ação: buscar criar questionários, fazer uma apresentação no power point, falar com alguém sobre o assunto. Queria conseguir ensinar alguém sobre o tema, talvez gravar eu mesma falando ou buscar interessados em conversar sobre em comunidades de estudo, no discord.

Meta 2: Dividir meus estudos em blocos menores de foco, não querer estudar tudo de uma vez.

Ação: testar o método pomodoro e revisões de conteúdos já estudados ou buscar cursos para implementar o que já foi estudado!

1 resposta

Olá Valentina, tudo bem?

Que legal ver como você já tem uma visão clara dos seus pontos fortes e fracos, além de um plano de ação bem estruturado para melhorar sua aprendizagem autônoma. Essa autoavaliação é um passo essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Continue se dedicando! Ter essa visão ampla sobre seus pontos fortes e fracos já é um grande passo! ✨

Uma dica: experimente usar um quadro visual (como o Trello ou Notion) para montar seu cronograma semanal com horários e metas pequenas. Isso pode te ajudar a equilibrar a ansiedade e ter mais regularidade.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar:

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!