- Sua resposta: Pessoalmente, é mais fácil ter empatia com as pessoas, pois as relações tendem a ser mais próximas e compreensivas. No entanto, como líder, a empatia torna-se um desafio maior, especialmente quando os membros da equipe enfrentam imprevistos pessoais. A paciência é vital, mas é difícil mantê-la quando há prazos a serem cumpridos e responsabilidades a serem gerenciadas.
- Comentário 1: Em uma segunda-feira, houve uma situação em que nenhum membro da equipe compareceu à daily de manhã e eu não consegui contato com ninguém. O gerente solicitou informações sobre o andamento das atividades. Quando a equipe finalmente apareceu, os motivos dados foram: atraso, falta de energia e consulta médica. Tive que demonstrar empatia e entender que essas situações ocorrem. Desenvolvi um plano de ação para resolver a situação e organizei as tarefas prioritárias para que fossem concluídas.
- Comentário 2: Uma parte difícil em sempre ter empatia é saber quais são os limites, pois, às vezes existe um sentimento de que as pessoas podem aproveitar para mentir ou tirar vantagem da situação. A empatia deve ser equilibrada com discernimento e a capacidade de avaliar a veracidade das informações recebidas. É essencial manter uma atitude de compreensão, mas também estabelecer critérios e limites claros para evitar que a boa vontade seja explorada de maneira indevida.
- Aprendizado: A prática da empatia com os colaboradores facilita a construção de relacionamentos mais próximos e compreensivos. Isso envolve entender as situações pessoais dos membros da equipe e desenvolver planos de ação para resolver problemas inesperados.
- Sua resposta: Tenho facilidade em me relacionar com diferentes públicos, mas reconheço que é importante adaptar minha abordagem de acordo com o contexto e a pessoa com quem estou interagindo. Em situações de trabalho, procuro manter uma comunicação clara e eficiente, o que ajuda a construir confiança mútua.
- Comentário 1: Sempre busco aplicar pontes de conexão entre os membros da equipe, incentivando trabalhos em pares e tornando todos acessíveis para esclarecer qualquer dúvida. Com isso, consegui garantir que a comunicação não fosse uma barreira, promovendo um ambiente colaborativo e eficiente.
- Comentário 2: Nosso time também tem uma relação muito boa com o cliente, o que nos permite sermos vistos como parceiros. A confiança e o respeito mútuo estabelecidos tornam mais fácil a comunicação e a solução de problemas, assegurando a satisfação do cliente e o sucesso dos projetos.
- Aprendizado: A interação eficaz com diferentes públicos exige flexibilidade, capacidade de ouvir ativamente e comunicação assertiva. Desenvolver essas habilidades contribui para a construção de relações de confiança e cooperação, essenciais para um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. É importante notar que manter uma boa relação interpessoal em um ambiente de trabalho remoto pode ser um desafio, pois a falta de contato presencial pode dificultar a construção de confiança e a comunicação eficiente.
- Sua resposta: Tenho praticado a habilidade de escuta ativa para compreender as preocupações e sugestões da equipe. Isso inclui prestar atenção, fazer perguntas relevantes e refletir sobre o que foi dito antes de responder.
- Comentário 1: Sempre pratico escuta ativa com a equipe, seja em reuniões conjuntas ou individuais. Entretanto, tenho encontrado dificuldades em estabelecer soluções para problemas reportados pela equipe, como a falta de documentação de projetos, por exemplo. Por ser algo que não depende exclusivamente da equipe, fica mais difícil resolver, o que às vezes gera um sentimento de ouvir e compreender as dores, mas não ter um plano de ação claro sobre aquilo. Apesar disso, continuo a valorizar a prática da escuta ativa como uma forma de construir relações de confiança e abrir caminho para soluções colaborativas.
- Comentário 2: A escuta ativa também tem sido crucial nas interações com clientes. Recentemente, um cliente expressou preocupações sobre o andamento de um projeto. Ao ouvir atentamente e responder de forma que demonstrasse compreensão e empenho em resolver os problemas, consegui transformar uma situação potencialmente negativa em uma oportunidade de fortalecer a relação com o cliente.
- Aprendizado: Desenvolver a habilidade de escuta ativa tem demonstrado ser essencial para a construção de relações de confiança e respeito tanto dentro da equipe quanto com os clientes. Isso melhora a comunicação, facilita a resolução de problemas e promove um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Além disso, a escuta ativa tem sido uma ferramenta valiosa para meu desenvolvimento profissional, ajudando-me a crescer e a me adaptar continuamente às necessidades e feedbacks recebidos.