Fala, Matheus! Tudo bem contigo?
Desculpe a demora de um retorno!
Bacana ter conseguido fazer o incremento, porém, para que possamos reconhecer se já temos um cliente cadastrado ou não, seria bacana simularmos um banco de dados.
Isso você verá mais a frente nos cursos da Formação Java no Java parte 6: Conhecendo o java.util e Java 8: Tire proveito dos novos recursos da linguagem onde trabalharemos com listas, guardar esses "clientes" dentro dessas listas e trabalharmos de diversas formas essas listas.
São cursos essenciais para fazermos sua ideia.
Vou mostrar um exemplo abaixo, mas vou pedir para não se apegar aos métodos e comandos.
Vamos supor que eu tenho uma Classe onde cadastro autores de livros e dentro dessa Classe possui seus atributos, construtores e demais requisitos. Só para exemplificar:
public class Autor {
private String nome;
private String email;
public Autor(String nome,
String email) {
setNome(nome);
setEmail(email);
}
Agora eu crio uma lista para guardar esses meus Autores
private static List<Autor> listaDeAutores = new ArrayList<>();
Assim que eu cadastro esses Autores, vou colocá-los dentro dessa lista, porém eu coloquei um "comparador" onde a cada Autor que eu cadastrar vai verificar se batem os emails. Se possuírem o mesmo e-mail, logo entende que se trata de um mesmo autor e não cadastra esse autor novamente.
public void insereAutor(Autor autor) {
if(AdminAutores.listaDeAutores.contains(autor)) {
throw new RuntimeException("Já existe um AUTOR cadastrado em nosso sistema com esse EMAIL");
}
AdminAutores.listaDeAutores.add(autor);
}
Matheus, esse foi um exemplo beeeemmm por cima, só para te dar uma ideia, mas tem toda uma estrutura por trás que faz com que essa lógica aconteça e te convido a seguir em frente na jornada para que você possa chegar nos cursos que recomendei com uma base sólida.
Guarde sua ideia, pois você usará muito!
Espero ter contribuído e um abraço!!!